Páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

O Teatro Mágico está em Pedro Leopoldo / Artes

Música, circo, poesia e elementos do teatro dialogando no mesmo espaço apoiados por uma ideologia. É neste contexto de sarau amplificado que a trupe “O Teatro Mágico” vem trilhando seu caminho há cerca de sete anos. Na era da internet, muitos previam que somente um show não ganharia mais os ouvidos do povo, no caso do Teatro Mágico esta afirmativa estava correta.

Com letras e canções que sensibilizam o público assim como Los Hermanos, Renato Russo e Cazuza, Fernando Anitelli abre mão do que seria apenas seu primeiro álbum “O Teatro Mágico: Entrada Para Raros”, para compor uma Companhia musical e circense, refundindo o conceito de show musical para espetáculo multiartístico, incorporando interpretações circenses, teatrais e poéticas para suas melodias.

Não é a toa que nos últimos anos os palhaços têm recebido uma série de prêmios de melhor show. As apresentações envolvem públicos diversificados, dialogando a partir de uma linguagem acessível desde setores mais populares até os mais críticos. O Teatro Mágico também leva para o palco não só uma reinvenção do show, mas também o debate em favor da música livre e uma conscientização da problemática social das desigualdades e injustiças do nosso país.

Fernando está à frente do movimento Música Pra Baixar (MPB), trazendo os questionamentos sobre a cadeia produtiva da música e a atual legislação autoral. A partir daí surge relação com diversos movimentos da sociedade civil como os ambientalistas, as feministas, a juventude, etc.

O primeiro álbum da trupe de Osasco (SP), “Entrada para Raros”, já vendeu mais de 200.000 cópias e o seu “Segundo Ato” lançado em 2008 já emplaca o número de 50.000 discos vendidos até o momento. O ultimo DVD já bate a marca de 40 mil vendidos. Em 2010 a trupe lançou seu segundo DVD, o “Segundo Ato”, uma parceria com o programa “Toca Brasil” do Itaú Cultural.

“O Teatro Mágico” é marcado pelo pioneirismo na exploração e uso da internet em seu modelo de produção e divulgação do trabalho. Primeiro com a disponibilização de todo seu conteúdo audiovisual livre na web. Logos após consolidados na cena independente através dos downloads, adotaram com sucesso o modelo da auto produção, onde o público se tornava co-produtor das apresentações da trupe em busca de recursos e espaços em suas cidades, levando assim o espetáculo para diversos cantos do país. Hoje a trupe atrai a atenção de grandes produtores e festivais tradicionais na maioria dos estados.

Agora o Teatro Mágico está em Pedro Leopoldo, do dia 08/04, até dia 16/04, na praça da estação, on de foi montado um palco para o show

Nenhum comentário:

Postar um comentário