Páginas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Situação da Amazônia / Atualidades

A extensão total aproximada da Floresta Amazônica é de 5,5 milhões de km², sobrepondo-se à área da bacia hidrográfica amazônica com 7 milhões de km². A Floresta Amazônica distribui-se mais ou menos da seguinte forma, dentro e fora do território nacional: 60% no Brasil, e o restante (40%) pela Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

Estes 60% correspondentes ao Brasil constituem a chamada Amazônia Legal, abrangendo os Estados do Amazonas, Amapá, Mato Grosso, oeste do Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Além destas divisões, a Floresta Amazônica ainda engloba 38% (1,9 milhões de km²) de florestas densas, que são constituídas matas fechadas com árvores de copas altas; 36% (1,8 milhões de km²) de florestas não densas, que são constituídas de áreas mais claras e áreas com árvores menores e algumas mais altas; 14% (700 mil km²) de vegetação aberta, como cerrados e campos naturais, sendo 12% da área ocupada por vegetação secundária e atividades agrícolas.

A Floresta Amazônica perdeu de 2006 a 2009, 60.257 km2 de sua superfície, índice superior à média de devastação no período 1978-1988 (21.130 km2), época dos grandes projetos de colonização do governo federal. O ano de 2006 registrou o recorde da destruição na Amazônia: foram 29.059 km2 de floresta derrubada ou uma extensão maior do que o tamanho do Estado de Alagoas em apenas um ano. Cerca de 11% de toda a devastação da história da região ocorreram nos últimos 3 anos.

Mesmo com uma considerável redução ocorrida em 2007 18.161 km2, os números apenas mantêm o ritmo apresentado no início da década. A área já desmatada em toda região da Amazônia Legal é de 517.069 km2, algo em torno de 10% do total da área. Somente em 2008, segundo as previsões, foram 13.037 km2. Hoje, as ameaças são representadas pelas madeireiras, pelos garimpeiros e principalmente pela falta de política e policiamento ambiental por parte do governo.

O governo, por outro lado, contestou, e apontam o recorde histórico de desmatamento em 2006. Reconheceu que, como o poder aquisitivo da população da Amazônia aumentou, e por tanto houve uma maior demanda por alimentos e, consequentemente, um maior desmatamento. Mas afirmou que o governo foi sensível aos riscos e adotou medidas severas de controle, tanto que houve uma redução no ano seguinte.

3 comentários:

  1. Essa postagem mostra o quanto a maior floresta do mundo sofre, o que é uma vergonha para os brasileiros; Além disso nos concientiza de que devemos preservar a amazonia que é um patrimonio mundial. Mesmo com reportagens assim as florestas do mundo estão sendo cada vez mais devastadas, o que é e será um problema enoreme para a sociedade!!!!!

    ResponderExcluir
  2. A Amazônia é uma floresta linda e exuberante abrigando das mais variáveis espécies, o que não se encontra em outras. Mas, infelizmente cada vez mais as pessoas estão acabando com esse patrimônio natural.
    O desmatamento da floresta está cada vez maior e hoje em dia parece que as pessoas não tem consciência.
    A extinção de animais exóticos está em grande crescimento, muitas vezes devido ao desmatamento, pois estão destruindo o seu habitat natural.
    Todos nós devemos nos conscientizar, pois esse grande problema não pode mais aumentar.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir