Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

O Fundamentalismo / Atualidades

Grupos extremistas e fanáticos do islamismo defendem a guerra e a violência como os únicos meios eficazes de garantir a sobrevivência do islã e de manter seu crescimento mundial.

Mas, embora suas ações possuam alcance mundial, os mulçumanos radicais são uma minoria, pois, segundo os seguidores do islamismo, sua religião é de paz e de tolerância.

O terrorismo hoje em dia é apontado como a mais grave ameaça à paz mundial. As motivações para o surgimento de grupos terroristas são múltiplas, tais como a política, principalmente, conflitos entre fronteiras e lutas pelo domínio de algum país ou estado. Mais atualmente se refere ao islamismo radical.

O fundamentalismo propõe uma interpretação mais tradicional e literal do alcorão. Além de rejeitar os valores ocidentais, como a igualdade dos sexos e o consumo de álcool, eles também condenam a interferência dos EUA nos assuntos políticos de outros povos e nas guerras entre territórios.

Fundamentalismo é a estrita aderência a um conjunto específico de doutrinas teológicas tipicamente em reação à teologia do modernismo. O termo fundamentalismo foi originalmente designado por seus defensores para descrever uma lista específica de credos teológicos que se desenvolveu em um movimento na comunidade protestante dos EUA na primeira parte do século XX, e teve sua raiz na Controvérsia Fundamentalista Modernista dessa época.

O Termo fundamentalismo popularmente empregado refere-se pejorativamente a qualquer grupo religioso de infringentes de uma maioria, conhecido como fundamentalismo religioso, ou refere-se a movimentos étnicos extremistas com motivações apenas nominalmente religiosas, conhecido como Fundamentalismo Étnico. O Fundamentalista acredita em seus dogmas indiscutíveis.

Fundamentalismo é um movimento que objetiva voltar ao que são considerados princípios fundamentais, ou vigentes na fundação do determinado grupo. Especificamente, refere-se a qualquer grupo dissidente que intencionalmente resista à identificação com o grupo maior do qual diverge quanto aos princípios fundamentais dos quais imputa ao outro grupo maior ter-se desviado ou corrompido pela adoção de princípios alternativos hostis ou contraditórios à identidade original.

Por extensão de sentido o termo fundamentalismo passou a ser usado por outras ciências para significar uma crença irracional e exagerada, uma posição dogmática ou até um certo fanatismo em relação a determinadas opiniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário