Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

cultura mineira/artes

 
MUSEU MINEIRO
 
O Museu Mineiro tem sua origem no Arquivo Público Mineiro, criado em 1895. A instituição se consolidou juridicamente quinze anos mais tarde, em 1910, quando se tornou responsável pelas seções de História Natural, Etnografia e Antiguidades Históricas, reunindo o acervo relacionado à História de Minas nos três períodos - da Capitania, da Província e do Estado
O acervo do Museu Mineiro é constituído por um número expressivo de objetos que documentam, de forma material e simbólica, momentos distintos da formação da cultura mineira. Atualmente, o espaço reúne 36 coleções vindas de diversas outras instituições e de particulares.

A atual arquitetura do Museu Mineiro é resultado de incorporações de anexos e de sucessivas alterações internas e externas ocorridas ao longo dos anos. A intervenção mais antiga, porém a mais significativa, teve início em 10 de fevereiro de 1905, e adaptou o prédio à sede do Senado Mineiro.
Atualmente, para a garantia de salvaguarda do monumento e para o cumprimento das atribuições institucionais, surgem novos e urgentes desafios, como a restauração do prédio e a elaboração de um novo plano de gerenciamento dos seus espaços convencionais - reservas técnicas, ateliês de conservação e salas de exposições que respondam às demandas culturais da sociedade contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário