Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

atualidades - EUA rejeitam pedido francês de retomar bombardeios na Líbia

Os Estados Unidos rejeitaram o pedido da França de retomar seus bombardeios contra alvos das forças do líder líbio Muammar Kadafi, disse nesta quinta-feira em Berlim o chefe da diplomacia francesa, Alain Juppé, depois de se reunir com sua colega americana, Hillary Clinton.

"Os Estados Unidos continuarão na mesam linha, ou seja, fornecendo aviões de forma pontual", assegurou Juppé à imprensa, ao dar conta de sua conversa com Hillary.

"Disse (a Hillary) que precisávamos deles. Gostaríamos que retornassem" à primeira linha de operações, completou o francês.

Washington liderou inicialmente a ofensiva internacional contra as forças de Kadafi, mas se retirou para o segundo plano no início do mês, desejando evitar envolver-se em um novo conflito no exterior, depois de Iraque e Afeganistão. Juppé declarou que a força militar americana seria "particularmente útil".

Os Estados Unidos mobilizaram em torno de 50 aviões de combate para as operações na Líbia na semana passada, depois de terem transferido o controle da missão à Otan, mas o Pentágono informou na quarta-feira que as aeronaves americanas atacaram alvos da defesa aérea três vezes desde então.

A Grã-Bretanha e a França, que estão realizando uma série de ataques aéreos na Líbia, pressionaram os aliados da Otan para contribuir com mais aviões e para intensificar os ataques aéreos contra as forças de Muammar Kadafi.

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, disse mais cedo que os comandantes da aliança precisavam de mais aeronaves de "alta precisão", mas que não tinham recebido nenhum compromisso firme por parte de governos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário