Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

Atualidades


Após invasão de terreno e atraso nas obras,CBF pode ter base fora do Rio

A Seleção Brasileira pode mudar de casa para a Copa do Mundo de 2014. Tudo por conta de um problema com o terreno adquirido em 2009 para a construção da nova sede da CBF na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O centro de treinamento, que seria construído na área com mais de 90 mil metros quadrados, próxima ao Riocentro, ainda não saiu do papel. Posseiros, que viviam no local desde a década de 90, conseguiram vender o terreno para uma construtora de São Paulo, causando uma briga na Justiça do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo RJ-TV.

- Sou obrigado a reconhecer que a sede é inviável para 2014. Minha luta agora é tentar construir o CT a tempo para a Copa - disse o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Os prazos estipulados para a construção da sede já não poderão ser cumpridos visando, por exemplo, a utilização do CT para a Copa das Confederações. É exatamente devido ao problema que a CBF já busca uma alternativa. Entre elas, até mesmo a saída do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, às 13h30m, no Fórum da Barra da Tijuca, uma nova audiência está marcada para tentar solucionar o imbróglio.

- Teremos nesta quarta-feira uma audiência de conciliação entre o proprietário do terreno (que vendeu o local à CBF) e os invasores. Mas não acredito que seja resolvido. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ordenou que os invasores recuassem para a área que eles ocupavam anteriormente, mas a decisão que tem mais de um ano ainda não foi executada. A expectativa da CBF é que essa ordem seja executada imediatamente - explicou Carlos Eugênio Lopes, advogado da entidade, ao GLOBOESPORTE.COM.

O terreno, avaliado em R$ 26 milhões, teve a pedra fundamental lançada em setembro de 2009 em evento que, além do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, reuniu o mandatário da Fifa, Joseph Blatter, o ministro do esporte, Orlando Silva, o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeiro Eduardo Paes. Na época, a previsão inicial era de que o centro de treinamento estivesse pronto até o fim de 2012 para já ser utilizado pela Seleção. O CT seria o substituto da Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, considerada obsoleta para os padrões atuais do futebol brasileiro e mundial.O projeto da nova sede da CBF prevê a construção de um hotel, do museu do futebol e do centro de treinamento que receberá a Seleção Brasileira principal. O proprietário do terreno já recebeu R$ 15 milhões pela compra da área, todo capital investido pela entidade. Somente depois da aquisição do terreno o problema com os posseiros foi detectado.http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2011/04/apos-invasao-de-terreno-e-atraso-nas-obras-cbf-pode-ter-base-fora-do-rio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário