Páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

O trabalho infantil no Brasil é ainda um grande problema social

Milhares de crianças ainda deixam de ir à escola e ter seus direitos preservados, e trabalham desde de mais tenra idade na lavoura, campo, fábricas ou casas de família, muitos deles sem recebr remuneraçãoalguma. Hoje em dia, em torno de 4,8 milhões de crianças de adolecentes entre 5 e 7 anos estão trabaçhando no Brasil, segundo o PNAD 2007. Desse total, 1,2 milhão estão na faixa entre 5 e 13 anos.

Apesar de no Brasil, o trabalho infantil ser considerado ilegal para crianças e adolecentes entra 5 e 13 anos, a realidade continua sendo outra. Para adolecentes entre 14 e 15 anos, o trabalho é legal desde que na condição de arendiz.

Peti (Programa de Erradicação ao trabalho infantil) vem trabalhando arduamente para erradicar o trabalho infantil. Inflizmente mesmo com todo o seu empenho, a previsão e de poder atender com seus projetos cerca de 1,1 milhão de crianças e adolecentes trabalhadores, segundo acompanhamento do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos) . Do total de crianças e adolecentes atendidos, 3,7 milhões estarão de fora.

Ao abandonarem a escola, ou terem que dividir o tempo entre a escola e o trabalho, o rendimento escolar dessas crianças é muito ruim, e serão serias candidatas ao abando escolar e consequentimente ao despreparo para o mercado de trabalho, tendo que aceitar subempregos e assim continuarem alimentando o ciclo de pobreza no Brasil. Sabemos que hoje em dia, a inclusão digital (Infoinclusão) é de extrema importância. Além da conclusão do ciclo báico da educação, e da nescessiadade de cursos ténicos, e da continuidade nos estudos, o computador vem se tornando fundamental em qualquer area de trabalho. Desde que entrou em pratica, no final de novembro de 2005, o projeto de inclusão digital do govern federal, Computador para todos - Projeto Cidadão Conectado registrou mais de 19 mil maquinas financiadas. Programas do governo fedral juntamente com os governos estaduais, pretendem intalar computadores e acessoa a internet banda larga em todas as escolas púlicas até 2010. Com isso esperam que o acessoa a informações contribuam para o melhor futuro ás nossa crianças e adolecentes.

Um comentário:

  1. Acho que a presidente os governantes as pessoas da area da educação todos relacionados a esse assunto deviam cuidar mais sobre isso, deviam dar mais atenção a este problema que muitas crianças, adolescentes, sofrem, pois, o lugar deles são dentro de uma sala de aula pois eles assim como nós são o futuro de nosso país, e tais precisam de ajuda.

    ResponderExcluir