Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

Trabalho Infantil / Atualidades

O trabalho infantil no Brasil ainda é um grande problema social, milhares de crianças ainda deixam de ir à escola e ter seus direitos preservados, e trabalham desde a mais tenra idade na lavoura, campo, fábrica ou casas de família, muitos deles sem receber remuneração alguma. Hoje em dia, em torno de 4,8 milhões de crianças de adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando no Brasil, desse total 1,2 milhão estão na faixa entre 5 e 13 anos.

Apesar de no Brasil, o trabalho infantil ser considerado ilegal para crianças e adolescentes entre 5 e 13 anos, a realidade continua sendo outra. Para adolescentes entre 14 e 15 anos, o trabalho é legal desde que na condição de aprendiz, mas o que acontece não é na condição de aprendiz, é no trabalho bruto e em muitas das vezes não é por opção da criança.

O Brasil vem trabalhando para tentar acabar com trabalho infantil. Infelizmente mesmo com todas as leis nacionais e projetos de ONGs, cerca de 1,1 milhão de crianças e adolescentes trabalham no país.

Ao abandonarem a escola, ou terem que dividir o tempo entre a escola e o trabalho, o rendimento escolar dessas crianças é muito ruim, e serão sérias candidatas ao abandono escolar e consequentemente ao despreparo para o mercado de trabalho, e assim continuarem alimentando o ciclo de pobreza no Brasil.

Como já era de se esperar, o trabalho infantil ainda é predominantemente na área agrícola. Cerca de 36,5% das crianças estão em granjas, sítios e fazendas, 24,5% em lojas e fábricas. No Nordeste, 46,5% aparecem trabalhando em fazendas e sítios.

A Constituição Brasileira é clara: Menores de 16 anos são proibidos de trabalhar, exceto como aprendizes e somente a partir dos 14. Não é o que vemos na televisão. Há dois pesos e duas medidas. Achamos um absurdo ver a exploração de crianças trabalhando nas lavouras de cana, carvoarias, quebrando pedras, deixando sequelas, mas costumamos aplaudir crianças e bebês que tornam-se estrelas mirins em novelas, apresentações e comerciais.

Longe de casa ou até num país estrangeiro, se o menor foi traficado, sem documentos e excluídas de um ambiente que as proteja minimamente podem ser obrigadas a entrar na prostituição, na servidão doméstica, no casamento precoce e contra a sua vontade, ou em trabalhos perigosos.

Embora não haja dados precisos sobre o tráfico de crianças, estima-se que haverá cerca de 1,2 milhões de crianças traficadas por ano.

2 comentários:

  1. Na minha opinião o trabalho infantil deve ser totalmente banido. Crianças e adolescentes tem que se dedicar ao máximo aos estudos pois é uma das fases mais importantes da vida e não deve ser trocada por trabalhos, considerados trabalhos escravos, devido a baixa remuneração e ao trabalho bruto.
    O trabalho infantil muitas vezes pode causar ferimentos graves em crianças e adolescentes, como perder os dedos e outras partes do corpo, desaparecimento das digitais entre outros...
    Muitas vezes as crianças que se dedicam ao trabalho infantil são as que fazem parte de grandes famílias que não tem como sobreviver, colocando os seus filhos no mundo do trabalho e muitas vezes ente tipo de trabalho não é por opção das crianças e sim por obrigação

    ResponderExcluir
  2. Eu tambem acho que deve ser totalmente banido, porque o trabalho infantil além de ser proibido é muito triste, crianças para ter o direito de sobreviver, precisarem de trabalhar em lavouras, fazendas etc.. O lugar que elas devem trabalhar é na escola. As vezes podem ate perder suas vidas, por causa de muito esforço ou doenças.

    ResponderExcluir