Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

Atualidades - Brasil tem dois milhões de crianças e adolescentes exploradas no trabalho infantil

BRASÍLIA - No Brasil, dois milhões de crianças e adolescentes, entre cinco e 18 anos, são utilizadas como mão de obra no trabalho infantil. A maior concentração ocorre no campo e no trabalho doméstico. Segundo a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Lopes, o principal desafio é identificar o trabalho infantil nestes casos.

- Nos últimos anos retiramos 3 milhões de crianças do trabalho infantil, mas temos ainda áreas invisíveis, onde não conseguimos constatar a relação de trabalho - afirmou a ministra nesta quarta-feira, na reunião da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, no Ministério do Trabalho.

Segundo a ministra, o Cadastro Único para Programas Sociais do MDS faz um diagnóstico da situação das famílias. Quando o problema é identificado, as crianças são retiradas do trabalho e automaticamente o benefício da Bolsa Família é dado à família da vítima do trabalho ilegal, como forma de transferência de renda.

A assessora da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Tânia Dornellas, disse que há muita dificuldade em se diferenciar quando existe a exploração do trabalho infantil no meio rural.

- A Contag é contra o trabalho, que viola o direito das crianças, que impede os estudos, mas concorda quando se trata de aprendizado, o que faz parte da cultura no campo - explicou Tânia.

http://www.globo.com

Um comentário:

  1. Na minha opinião, se as crianças trabalharem por que querem, para ajudar a familia tudo bem , mas se o trabalho for forçado, aí a lei tem que entrar em vigor.

    ResponderExcluir