Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

"Brasil" e "mulher" são palavras mais citadas por Dilma em discursos nos primeiros cem dias de governo

Em 32 discursos nos seus cem primeiros dias na Presidência, Dilma Rousseff citou principalmente o país que comanda e o sexo feminino, que representa no cargo mais importante da República. A oposição e o combate à corrupção, no entanto, só mereceram uma menção da mandatária, que também desacelerou nas citações a Deus – tão fartas durante a campanha que a elegeu para suceder Luiz Inácio Lula da Silva.

Um levantamento feito pelo UOL noticias apontou que até quinta-feira (7) a palavra “Brasil” foi a mais citada por Dilma: 266 vezes (veja acima a nuvem de palavras com as palavras mais citadas pela presidente). Em seguida aparece “mulher”, 167 vezes – à frente até de governo (151) e de temas como saúde (79) e educação (75). A contagem não inclui nominadas, que são cumprimentos a ocupantes de cargos públicos e a entidades, o que alteraria o sentido da amostragem, nem entrevistas, com chance de perguntas aleatórias.

Se as citações ao próprio país não surpreendem no topo da lista de palavras, a palavra mulher é uma novidade no segundo lugar. Desde a vitória, em outubro, Dilma faz questão de ser chamada de presidenta para fazer uma distinção de gênero que indique a presença feminina na cabeça do governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário