Páginas

quarta-feira, 20 de abril de 2011

MINHAS POSTAGENS

 

quarta-feira, 13 de abril de 2011

POSTAGEM LIVRE

Fotógrafo capta criaturas luminosas no oceano

Joshua Lambus/Solent 
Joshua Lambus/Solent
Lula e peixe registrados por Joshua Lambus
O fotógrafo Joshua Lambus, de 25 anos, costuma documentar minúsculos animais marinhos luminosos no mar do Havaí durante mergulhos em águas profundas na região.
A coleção impressionante de imagens produzidas por Lambus inclui águas-vivas, polvos, lulas, camarões e diversos tipos de peixes brilhantes. Boa parte deles tem até 4 cm de comprimento.
Os animais foram encontrados a grandes profundidades na costa da ilha Havaí, a maior do arquipélago.
Segundo Lambus, as fotos são tiradas em mergulhos noturnos. De barco, ele vai até cerca de cinco quilômetros longe da costa e mergulha na completa escuridão.
O fotógrafo acumula imagens feitas durante mais de 400 mergulhos em águas profundas.
Ele diz que "falta de luz e de referências é o mais próximo que posso imaginar de estar no espaço".
http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/fotografo-capta-criaturas-luminosas-no-oceano-20110413.html 

quarta-feira, 13 de abril de 2011

BULLYING

O que é bullying?

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas
O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz . Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. 
O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.
http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-escola-494973.shtml
 

quarta-feira, 6 de abril de 2011

AUMENTO DA CLASSE MÉDIA NO BRASIL

Nos últimos cinco anos, com a forte aceleração econômica a partir de 2006, cerca de 20 milhões de brasileiros passaram para a classe C. Eles vieram, em sua grande maioria, das classes D/E.
A classe C, que foi a mais cortejada pela indústria e pelo comércio nos últimos tempos, encontra-se com sua renda já comprometida com diversas prestações: internet, TV a cabo, empréstimo consignado, eletrodomésticos, carro etc. A Classe C passou a ter liberdade de consumir em uma área antes desconhecida. Com a estabilização da economia, a Classe C começa a aventurar-se na aquisição de bens de consumo até há pouco tempo restrito às classes A e B, enquanto as classes mais baixas começam a conhecer aquilo que a classe C já teve acesso. As classes D e E passaram a ser olhadas com mais carinho pelos empresários porque estão saindo do estágio de consumo de subsistência.
Como vem ocorrendo com a Classe C, as classes D e E cortejadas pelos bancos e pelos empresários começam a ter acesso ao crediário e a contas bancárias, facilitando a obtenção do crédito, e conseqüentemente a aquisição de bens antes restritos a Classe C.
O Governo Federal vem fazendo a sua parte na distribuição de renda através das Bolsas Família, Escola, Fome Zero, Gás, dentre outras. É através desta ajuda governamental, que incentiva o estudo e a profissionalização,  que a maioria das famílias brasileiras vem conseguindo superar a linha da pobreza, passando a adquirir bens antes praticamente impossíveis.
 http://www.logisticadescomplicada.com/o-brasil-suas-classes-sociais-e-a-implicacao-na-economia/
 

segunda-feira, 4 de abril de 2011

DESMATAMENTO NO BRASIL

O desflorestamento assim inicialmente chamado começou desde que os portugueses descobriram o país e não parou mais, porém só hoje é que as autoridades estão dando certo valor ainda não suficiente para acabar, mas o sinal de preocupação já é um grande passo. O desmatamento se iniciou no Brasil devido ao valor que o pau-brasil tinha na Europa ao ser comercializado, então os portugueses queriam lucrar com isto dando início a exploração de toda a Mata Atlântica, a madeira do pau-brasil era muito usada para a confecção de moveis, tingimento de tecidos e instrumentos musicais o que gerava caravelas carregadas de toras da madeira para o comercio europeu. Já com a exploração da Mata Atlântica chegou à vez da Amazônia,que teve milhares de hectares tomados por madeireiras que se instalavam ilegalmente para fazer a exploração, as duas florestas são as maiores vítimas por serem também as mais importantes para o país, porém isso ocorre em todo o Brasil.
Outro grande fator que influenciou o desmatamento no Brasil e em todo o mundo foi à urbanização as maiores metrópoles sofreram um surto urbano o que levou a construção de muitos edifícios, pólos industriais, rodovias e propriedades privadas voltadas ao comércio fazendo com que diminuísse as áreas verdes gerando conseqüentemente o crescimento populacional e desenfreando o problema e o que acontece em todo o mundo que devasta áreas importantes verdes por descuido, desleixo ou simplesmente interesses econômicos como é o caso de fazendeiros que em busca de aumentar área de criação de gado ou a cultivação agrícola, são as queimadas inclusive nas épocas de estiagem entre os meses de junho e agosto em todo o mundo além de meuitos outras fatores.
Para evitar este problema todos devem se unir para cada um fazer sua parte por isso evite comprar moveis sem fiscalização e selo de garantia, quando compram estará contribuindo para o desmatamento ilegal, plante árvores, incentive as crianças a este hábito, não jogue bitucas de cigarro e nem queime terrenos e áreas nativas, além de destruir a flora, ou seja, toda a vegetação presente está destruindo o habitat de muitos animais e consequentemente colocando-os em risco de extinção.
http://www.blogers.com.br/o-desmatamento-no-brasil/
      

     
http://www.blogers.com.br/o-desmatamento-no-brasil/ 
 

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Concentração de renda no Brasil

 A distribuição de renda no Brasil é uma das mais desiguais no mundo. São os desvios conseguidos pela elite brasileira para financiar o desenvolvimento econômico em prol de luxo e status, programas do governo que muitos ainda acreditam atender às necessidades básicas da população pobre, no entanto só contribuem para aceitação da monstruosa situação vigente e entre muitos outros assuntos que necessitam de uma maior preocupação de todos nós.

Os objetivos sociais são: a educação de qualidade para as crianças (que vivem numa situação de grande abandono), saúde para todos, diminuição do modelo concentrador de renda (o estado brasileiro cobra impostos de todos, inclusive dos muitos pobres) e como sem falta, a alimentação do povo brasileiro, que por mais absurdo pareça, tem seres humanos que estão comendo restos de lixos e estes restos são detritos de seres humanos. É imoral e violento para um país que possui um desenvolvimento econômico por conta das exportações de alimentos, sendo apenas uma minoria, a elite, que desfruta desregradamente desses privilégios.
É válido ressaltar, que programas governamentais como bolsa família, contribuíram para a melhora no quadro de distribuição de renda do país e para um “conforto” à sociedade carente e desprivilegiada, entretanto, não chega a atingir ou beneficiar aqueles brasileiros que a situação de vida é a moradia na rua, a solidão e a miséria, como no caso daqueles que comem carne de gente, que recorrem a práticas canibais remotas de selvageria, dos nossos índios, se é que estes tinham necessidades de selvageria como aqueles têm.
O drama que o Brasil ainda passa com má distribuição de renda, deixando muitos brasileiros em condições precárias, é fato. No entanto, cabe a nós reivindicarmos e buscarmos soluções para a melhoria da nossa sociedade, com uma mutação ética para com a elite, dotada de privilégios, ou com ações governamentais que amenizem tamanha desigualdade social, ou prosseguiremos para um futuro de horror, onde a pobreza e práticas canibais apenas estarão em outra modernidade.
Fonte: http://www.webartigos.com/articles/39303/1/-Concentracao-de-renda-e-Brasil/pagina1.html#ixzz1IbGw9K24 
 

sábado, 26 de março de 2011

TERREMOTO NO JAPÃO(TRABALHO DE ATUALIDADES)

O devastador terremoto de 8,9 graus de magnitude na escala Richter registrado nesta sexta-feira no Japão, o mais grave da história do país, provocou um número extremamente alto de vítimas, chegando a 2000 mortes. O tremor for sentido ainda em Tóquio e provocou um tsunami que deixou centenas de mortos na cidade de Sendai.
O Governo enviou 8 mil militares para os trabalhos de resgate às áreas afetadas, sobretudo às províncias mais afetadas enquanto se decretou estado de emergência em uma usina nuclear de Fukushima, o que levou à evacuação de 3 mil pessoas de áreas próximas.
O terremoto destruiu edifícios, provocou incêndios e paralisou o transporte no nordeste do Japão, enquanto em Tóquio os edifícios tremeram e os serviços ferroviários e do metrô foram suspensos, impedindo milhares de pessoas de retornar a suas casas.
As ondas chegaram a dez metros de altura e causaram grande devastação em muitas cidades do litoral nordeste do Japão, levando em sua passagem carros, edifícios e navios.Após o forte terremoto, os tremores continuaram até primeiras horas do sábado (horário local) no Japão.
Em Oarai, na costa de Ibaraki, o mar invadiu a terra e, em frente ao porto da cidade, provocou a formação de um redemoinho, tão forte que arrastou uma lancha.
Trata-se do país mais bem preparado do mundo para enfrentar esse tipo de tragédia, mas a magnitude do terremoto provocou vários prejuízos.
Uma das grandes preocupações é o estado das usinas nucleares.
Na usina nuclear de Fukushima, o terremoto provocou problemas no sistema de ventilação e elevou o nível de radiatividade em um dos edifícios que abriga um reator.
A principal preocupação agora é que na situação atual possa haver um escapamento de vapor radioativo.Mesmo assim, as autoridades japonesas declararam uma "situação de emergência nuclear" na central atômica de Fukushima Daiichi, segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
O país sofreu um número "extremamente alto" de vítimas e pediu à população que esteja preparada para novas réplicas que, segundo ele, poderiam alcançar a mesma intensidade que o terremoto original.
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2011/03/11/terremoto-no-japao-provoca-numero-elevado-de-vitimas-e-pode-ter-replicas.jhtm
 

sexta-feira, 25 de março de 2011

TRABALHO INFANTIL


O trabalho infantil é exercido por cerca de 3,7 milhões de crianças e adolescentes no Brasil, o que coloca como o terceiro país da América Latina que mais inviabiliza a infância, segundo dados da Unicef. 
As causas principais são: a pobreza e o desemprego crescentes, que acabam servindo como justificativa para aqueles que empregam esses jovens ou mesmo os que se defrontam diariamente com meninos vendendo balas nos sinais, engraxando sapatos nos grandes centros, entregando panfletos nos calçadões ou colhendo algodão nos campos.
O fato é que muitos desses pequenos cidadãos são a favor de seu direito de trabalho, mas de forma digna, ao contrário da exploração a que são sujeitados.
Pelo serviço, crianças e adolescentes, principalmente do sexo masculino, recebem um pequeno salário, sem direito à carteira assinada e férias, muito embora a legislação brasileira determine que o trabalho é proibido para menores de 16 anos.
Atualmente, a OIT afirma que a maioria dos trabalhos infantis dividem-se na agricultura, pesca e atividades de caça ; seguidos por comércio e serviços domésticos. Não entram nessa estatística dados de crianças envolvidas com o tráfico de drogas, delitos ou prostituição, por serem difíceis de serem identificados pelas pesquisas de opinião .
No meu ponto de vista o governo deveria expandir as instituições que visam melhorar a situação do Brasil e propiciar uma vida mais digna das pessoas para que não haja a necessidade do trabalho infantil.
Fonte:http://www.comciencia.br/200405/reportagens/07.shtml
                                        Gabriela Diniz Agostinho _ 8oano
 
MEUS COMENTÁRIOS

1 comentários:


Gabi diniz disse...
A prática do bulling tem como característica principal o isolamento social da vítima, além dos problemas psicológicos,entre outros.O bulling tem que ser combatido desde já, pois pode causar transtornos ainda piores no futuro.
Gabi diniz disse...
Na minha opinião é uma ótima iniciativa do governo. O programa vai beneficiar várias famílias e, consequentemente combate a fome, a pobreza e as condições suburbanas em que vivem algumas famílias do Brasil.
Gabi diniz disse...
É crítica essa situação , por que em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário