Páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Carreira de José Alencar / Atualidades

José Alencar Gomes da Silva nasceu em Itamuri, distrito de Muriaé, na Zona da Mata de Minas, em 17 de outubro de 1931. Era o décimo primeiro dos quinze filhos de Antonio Gomes da Silva e Dolores Peres Gomes da Silva.

Aos sete anos, José Alencar foi ajudar o pai numa venda de Canteiro. Vendiam mantimentos, roupas e ferramentas para os fazendeiros de café e deles recebiam só na época da colheita.

Aos nove anos, o menino carregou no braço madeira e bambu para construir a escola do lugarejo.

Na época, seu pai recebia um jornal do Rio, que chegava com algum atraso. Ele reunia o pessoal da vizinhança e lia as notícias da guerra e as novidades do mercado. Um dia, convenceu os donos daquela terra toda sobre a importância do ensino. E eles aprovaram a iniciativa pioneira de uma escola para os filhos dos empregados.

Aos quatorze anos, o rapaz já era um balconista esperto e revelou aptidão para o ofício em Miraí, na Zona da Mata, onde o pai montou um armazém de secos e molhados. Pouco depois da guerra, aos quinze anos, deixou a casa dos pais e foi ganhar a vida.

Em 1946. O gosto pelos negócios o enfiou por caminhos imprevistos. José Alencar virou empresário de renome e prestígio, fazendeiro e político de respeito. Primeiro foi senador e, depois, vice-presidente do Brasil.

Quando deixou os pais, seu destino foi a cidade e logo arrumou emprego em uma loja de tecidos concorrida na região: A Sedutora. Logo ganhou sua primeira eleição, a de melhor vendedor da firma.

Quando fez dezoito anos, seu irmão mais velho, Geraldo Gomes da Silva, emprestou-lhe 15 contos de réis. Com esse dinheiro, que naqueles tempos era muito, e umas economias, José Alencar abriu seu negócio em 1950.

Coteminas. Ao fim de 1959, morreu Geraldo, o irmão, e Alencar assumiu a União dos Cometas, a empresa do irmão. Quatro anos depois, inaugurou a Companhia Industrial de Roupas União dos Cometas, mais tarde Wembley Roupas S.A. Presidida a Associação Comercial de Ubá (MG), em 1967, quando fez parceria com o empresário, poeta, advogado e deputado Luiz de Paula Ferreira, e a ele associou-se em uma fábrica de confecções em Montes Claros, a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), hoje o maior conglomerado têxtil do Brasil.

2 comentários:

  1. Penso que José Alencar é um exemplo para todos nós.
    Durante 14 ou 15 anos ele lutou com todas as suas forças para poder viver.
    Vítima de cancer, e com outros graves problemas ele nos mostrou que vale apena lutar pela vida, e morreu orgulhoso de si mesmo, o que é o mais importante.

    ResponderExcluir
  2. José Alencar, como André disse ele é um exemplo de vida, um homem que batalhou muito na sua vida contra o câncer.Nas entrevistas dadas quando ele estava sendo internado nao parecia-se abatido pelas dores e sim como se nao tivesse sentindo nada. Um grande exemplo de Vida.

    ResponderExcluir