Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Desigualdade social no Brasil / Atualidades


Desigualdade Social no Brasil

Um dos maiores problemas que o Brasil enfrenta em termos sociais e políticos é a desigualdade social. A concentração de renda no Brasil é muito diferente das famílias mais pobres, para as consideradas de casse média-alta.

A distribuição de renda no Brasil é a pior do mundo, em que os 10% mais ricos ganham 28 vezes a renda dos 40% mais pobres.Outros elementos do estudo do IPEA indicam que os 10% mais ricos da população brasileira se apropriam de cerca de 50% da renda total do país, e os 50% mais pobres tem apenas 10% da renda do país. Outros países mais pobres não têm uma desigualdade estrutural tão grande como o Brasil. Pelos dados da pesquisa do IPEA, esta situação não sofre mudanças há exatamente 25 anos e parece que existe um conformismo dentro da sociedade brasileira de continuar esta desigualdade.

O Brasil é composto por uma grande parcela de pessoas que conseguem sobreviver com muitas dificuldades, com um salário mínimo de R$ 151 que, segundo o DIEESE, deveria estar em torno de R$ 1mil. O salário mínimo do trabalhador está em 25% do valor de quando foi criado em 1940 por Getúlio Vargas.

Enquanto algumas famílias mais ricas vivem com cerca de 15 salários mínimos por mes, ou mais, muitas famílias mais pobres tem até menos de meio salário mínimo mensal parar sobreviver. Essa desigualdade gera também muitos problemas em questões de saúde e educação, pois no Brasil, sem dinheiro é muito difícil manter uma saúde boa e ter bom atendimento em hospitais públicos. E na questão da educação, também é muito difícil manter filhos na escola, nem nem ter como sustentá-los bem dentro de casa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário