Páginas

domingo, 10 de abril de 2011

Ritmo de desmatamento da Amazônia aumenta em 2011

Dados divulgados pelo Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), mostram que houve um grande crescimento do desmatamento da Amazônia de dezembro do ano passado em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Foi registrado desmatamento de 175 km² de floresta em dezembro de 2010.

A coordenadora de Relações Internacionais da Santo Antônio Energia, Maria Scalzo, afirma que os 110 km² que estão sendo desmatados pela empresa serão repostos pela recuperação de 350 km² de APPs (áreas de preservação permanente). Assim, tendo um saldo positivo em questão de áreas preservadas.

Obras de reestruturação, como as rodovias BR-319 e a Transamazônica, também influenciam no aumento do desmate da floresta, o que caracteriza a região de Lábrea – sede das duas grandes obras - como uma das mais preocupantes. Outra região que apresentou aumento significativo foi o Mato Grosso, uma vez que o Ministério Público do Pará atenta para o investimento extensivo na pecuária.

A má notícia é de que estes números podem ser ainda maiores, já que apenas 30% da floresta puderam ser monitorados, pois análises nessa área são muito complicadas. A marca de florestas degradadas (parcialmente destruídas) é de 541 km² em dezembro e 376 km² em janeiro, apresentando aumento em relação ao mesmo período em anos anteriores. A emissão de carbono é muito grande, de aproximadamente 13,9 milhões de toneladas. Mais uma vez, Rondônia, Mato Grosso e Amazonas, respectivamente, ocupam os três primeiros ligares doa estados que mais desmatam.


Fonte: ipam.org.br

3 comentários:

  1. Interessante a notícia, pois mostra o que está acontecendo com a floresta Amazônica, nosso principal patrimônio natural, mostra como está sendo má protegida e o quanto já foi desmatado da floresta original.
    Hoje, ja existem várias ONGs de proteçao da floresta e até projetos do governo nacional, mas não está resolvendo, pois a floresta não é totalmente monitorada e o que atrapalha mais é o desmatamento ilegal, que a cada dia é descoberta uma empresa clandestina.
    O problema da destruição não é apenas o desmatamento, existe também a caça e a pesca predatória e fora de épocas de pescas.
    Mas desejamos que seja controlado o problema da destruição da floresta.

    ResponderExcluir
  2. Como Artur disse precisamos valorizar mais esse nosso patrimônio pois é isso o que nós vamos deixar para nossos filhos, e isso é muito valioso pois além de ser um patrimônio, é o lar de muitas espécies em extinção, além de ser o lar de alguns índios que ali ainda vivem.
    Não adianta apenas criar ONGs temos que agir pois se ficarmos parados sem denunciar impressas clandestinas entre outras, pode ser tarde mais.

    ResponderExcluir
  3. Bastante consciente os comentários. Parabéns!

    ResponderExcluir