Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

JEAN- BAPTISTE DEBRET

Jean-Baptiste Debret ou Debret nasceu em Paris, dia 18 de Abril em 1768.Ele foi um grande pintor e desenhista, integrou a Missão Artística Francesa (1816), que fundou, no Rio de Janeiro, uma academia de Artes e Ofícios, mais tarde Academia Imperial de Belas Artes, onde lecionou pintura. 
De volta à França ,em 1831 publicou Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil (1834-1839), documentando aspectos da saociedade, do homem e da natureza brasileira no início do século XIX.
Na obra Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, pode ser observada uma forte influência do iluminismo francês, principalmente da Enciclopédia de Denis Diderot, pois Debret não se prende apenas à representação de batalhas, cenas importantes e feitos grandiosos do país. Debret, como já dito anteriormente, representa cenas e características do cotidiano e da sociedade brasileira, como casas, ocas de índios, rostos de pessoas (para tentar mostrar as características do povo brasileiro). Ele procura representar o caráter do povo; seus costumes, festas populares (e da corte), relações de trabalho e utensílios e ferramentas utilizadas pelo povo. 
Essa proposta de certa forma enciclopédica, de conseguir acumular em livros o máximo de informação e conhecimento acerca de determinado assunto, faz parte dos ideais de diversos iluministas da França entre 1800 a 1900 – entre eles, o caso mais famoso talvez seja o de Diderot e sua Enciclopédia (l'Encyclopédie, no original), obra que com certeza inspirou Debret acerca de suas representações do Brasil em Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil.
http://www.soniasilva.com.br/figuras/Debret/Debret.htm 




   
 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. acho a idéia de Debret,muito boa. As pessoas devem mostra os ccotumes, a cultura de outras pessoas e mostrar tambem o que as pessoas não sabem

    ResponderExcluir