Situação na Líbia pode ficar fora de
controle para ocidentais, diz Kadhafi
Ditador líbio falou a agência estatal após Otan assumir operação militar.
'Se eles continuarem, o mundo entrará em uma verdadeira cruzada', disse.
O ditador líbio Muammar Kadhafi afirmou nesta quinta-feira (31) que os países ocidentais que participam na coalizão internacional na Líbia criaram uma situação que pode sair do controle, em declarações à agência estatal de notícias Jana.
"Se eles (os ocidentais) continuarem, o mundo entrará em uma verdadeira cruzada (...) Iniciaram uma coisa grave, que não podem controlar e que estará fora do controle, independente dos meios de destruição de que dispõem", advertiu.
Segundo ele, os dirigentes ocidentais "decidiram promover uma segunda cruzada entre muçulmanos e cristãos no Mediterrâneo". A solução, segundo Kadhafi, é que estes dirigentes "renunciem imediatamente e que seus povos busquem outras alternativas".
A Líbia enfrenta uma batalha desde o começo deste ano, quando manifestações pedindo a renúncia do ditador Kadhafi, há 42 anos no poder, se tornaram confrontos violentos e passaram a ser reprimidos com força pelo regime. No dia 17 deste mês, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução que valida quaisquer medidas necessárias para impedir um massacre de civis. Dois dias depois, a coalizão internacional liderada por Estados Unidos, França e Grã-Bretanha começou a bombardear a Líbia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário