Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

Artes - Filme de Vik Muniz

Vencedor de prêmios de público nos festivais de Sundance e Berlim em 2010, e integrante da pré-lista de 15 documentários da qual sairão os cinco indicados ao Oscar da categoria , "Lixo Extraordinário", de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley, é um filme marcado pela polêmica.

Animado com os resultados de um projeto anterior, "Sugar Children", em 1996, em que fotografou crianças de famílias que cultivavam cana-de-açúcar no Caribe, proporcionando um retorno para essa comunidade, Muniz quis repetir a experiência no Brasil. A câmera revela as montanhas de lixo e o ambiente desolador, em que seres humanos dividem a cena com urubus. Só de olhar, pode-se imaginar a extrema dificuldade da vida de quem arranca dali objetos destinados à reciclagem, gerando renda para aproximadamente 3 mil catadores.Filmada ao longo de três anos, a obra acompanha um projeto social do consagrado artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores do lixão de Gramacho, em Duque de Caxias (RJ) - considerado o maior da América Latina e cenário de outro documentário premiado, "Estamira", de Marcos Prado, de 2004.

TRAILER DO FILME "LIXO EXTRAORDINÁRIO"

O projeto evolui com a decisiva participação da cooperativa dos catadores, liderada pelo jovem Sebastião Santos. Ele será um dos personagens das obras criadas pelos catadores, a partir de fotografias de Muniz, usando objetos de seu dia a dia, como latas, embalagens e outros itens colhidos diariamente no lixão.

A polêmica, que ocorreu, por exemplo, em debates no Festival de Paulínia 2010 - onde o filme, mais uma vez, obteve um prêmio de público, além de um especial do júri - está no que alguns críticos enxergaram como uma intenção de promoção pessoal do artista nestes projetos com comunidades carentes.

(Por Neusa Barbosa, do Cineweb)

http://cinema.uol.com.br/ultnot/reuters/2011/01/20/lixo-extraordinario-mostra-vik-muniz-com-catadores.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário