Páginas

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Fita de Moebius / Arte

Fita de Moebius

Experimente fazer uma fita de Moebius cortando uma tira de papel e utilizando fita-cola, junte as extremidades da fita como “uma pulseira”, mas rode 180º de um dos lados da extremidade antes de as unir.
Obtêm assim a fita de Moebius, que possui características interessantes uma delas é ter apenas uma superfície como vamos provar de seguida.
Experimente utilizando um lápis começar a riscar ao longo da fita, deste modo vai verificar que quando acabar de chegar ao ponto de inicio, riscou completamente toda a superfície (aparentemente dos dois lados, que na realidade é apenas um).
Em matemática, chama-se uma superfície não-orientável a toda a superfície sobre a qual se pode caminhar e ao voltar ao ponto de partida encontramo-nos num ponto que é a imagem reflectida da superfície.
Outra experiencia interessante será, utilizando o risco que efectuou anteriormente e uma tesoura tente dividir a fita ao meio, de modo a tentar criar 2 fitas (2 pulseiras).
O resultado obtido será uma fita com o dobro do perímetro.
Nesta segunda fita, repita o procedimento.
Vai obter 2 fitas unidas como se trata-se de 2 elos de um fio. Há quem pense que isto prova que poderá existir “Dimensões” dentro de “Dimensões” interligadas entre si...

2 comentários:

  1. Curiosamente, quanto mais larga for a fita, mais difícil de construir a fita de Moebius e sistema acaba num "triângulo" que não é mais do que símbolo internacional da reciclagem!

    ResponderExcluir
  2. Um problema matemático que está prestes a completar um século de idade pode finalmente ter sido resolvido. A resposta para esse enigma - a Conjectura de Poincaré - vale US$ 1 milhão, e o felizardo que parece ter achado a resposta é o pesquisador russo Grigori Perelman. Para receber o prêmio milionário - um dos sete oferecidos pelo Instituto Clay, dos EUA -, a resposta proposta pelo matemático precisa sobreviver à análise detalhada de outros especialistas, que ainda têm vários meses para tentar refutá-la

    ResponderExcluir