Páginas

domingo, 10 de julho de 2011

Consumismo / Atualidades

Consumismo é o ato de comprar produtos e serviços sem necessidade e consciência. É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços. O consumista diferencia-se em grande escala do consumidor, pois este compra produtos e serviços necessários para sua vida enquanto aquele compra muito além daquilo de que precisa.

O consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas que juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir a indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa autoestima, a perturbação emocional e outros.

O acúmulo cada vez maior de supérfluos leva nossa sociedade a uma deterioração dos hábitos e dos valores, pois as pessoas se tornam gradualmente escravas do materialismo, em detrimento do caráter espiritual da vida. As próprias relações sociais se desvalorizam diante da valia crescente das mercadorias, na verdade até mesmo os relacionamentos se submetem a critérios materiais.

O consumismo pode provocar também uma grave perturbação psíquica, que conduz o indivíduo a um gasto compulsivo, mais comum entre as mulheres. A natureza também é prejudicada pelo consumo ilimitado, porque o incremento das mercadorias, não só da demanda, mas também da oferta, produz no meio ambiente o aumento do volume do lixo.




Um comentário:

  1. Na minha opinião, o consumismo é um enorme problema social hoje em dia, pelo fato de atingir uma parcela muito grande da população, mesmo com todas as pessoas sabendo das consequências que podem haver. Exemplos são os gastos excessivos e então, dívidas, ou então o grande volume de lixo formado por materiais descartados no meio ambiente. As pessoas precisam mudar suas atitudes urgentemente.

    ResponderExcluir