Páginas

domingo, 3 de julho de 2011

Atualidades - Trabalho infantil

Meninas são a maioria no trabalho infantil doméstico

No estado do Pará, mais de 25 mil crianças estão envolvidas com o trabalho infantil doméstico (TID) Os estudos mostram que cerca de 90 a 95% são meninas ou adolescente do sexo feminino. A socióloga Maria Luiza Lamarão, representante do Gepia no Projeto de Erradicação e Enfrentamento do Trabalho Infantil Doméstico, executado no Pará pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca/Emaús), explica que �o que traz a menina para o trabalho doméstico na capital é a situação de pobreza, o desejo de mobilidade social. Ela pertence a família do interior, ou de bairros periféricos e até de Estados vizinhos. Entre as conseqüências do TID, a ruptura dos vínculos familiares com o afastamento da comunidade e das suas origens como um todo, é o problema menos evidente, mas com certeza é o mais grave e mais complexo�, explica Luiza.

A atuação do Gepia no projeto se dá através da divulgação do Programa em todo o Estado. Em Soure e Salvaterra, região onde é grande o número de meninas mandadas para a capital, o grupo tem o apoio do campus da UFPA e da prefeitura municipal.

Com o apoio dos parceiros, 302 meninas com idade entre 9 e 17 anos já foram retiradas do trabalho doméstico e encaminhadas para o programa Bolsa Escola. Dez meninas tornaram-se bolsistas do próprio projeto. Participam de oficinas sócio-educativas, de confecção de bijouterias, reciclagem e artesanato, além de cursos profissionalizantes. São realizadas também oficinas com os pais para reforço das relações familiares.

A convivência com essas meninas resultou na publicação Mosaico de Estrelas, um relato sobre as estórias de dor, de abandono, de abuso sexual, de todo tipo de discriminação que elas sofrem no processo de inserção do trabalho doméstico. A autoria é de Lília Cavalcante, Maria Luiza Lamarão e da terapeuta corporal Fátima Freire.

http://www.google.com.br/#sclient=psy&hl=pt-BR&source=hp&q=trabalho+infantil+&aq=f&aqi=g5&aql=&oq=&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&fp=3da010ad5f7b91c1&biw=1024&bih=677

Um comentário:

  1. O trabalho infantil é um dos maiores problemas hoje em dia,e cada vez mas vivenciamos isso na realidade de hoje.Como a postagem a cima diz cada vez mais cresce o numero de meninas em trabalhos domésticos,uma situação preocupante pois trabalhos domésticos tem seus perigos exemplos: queimaduras graves, cortes, etc..

    ResponderExcluir