Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

atualidades livre

Sexta-feira, 30/09/2011, 08h24

Justiça considera greve dos professores abusiva

A greve dos professores estaduais foi considerada abusiva pela Justiça paraense. A ação foi ajuizada pelo governo estadual, alegando que os professores não notificaram oficialmente a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) sobre a deflagração da greve.

O juiz da 1ª Vara de Fazenda da Capital, Elder Lisboa, concedeu liminar ao governo estadual, determinado ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp) que assegure 50% das salas de aula funcionando, entendendo o magistrado que a greve que começou na segunda-feira poderá causar dano irreparável à população. Além de considerar o movimento abusivo, o juiz determinou multa de R$ 10 mil diários se houver desobediência dos professores à decisão.

O juiz também entende que a paralisação das aulas da rede pública estadual de ensino está penalizando os alunos, que já enfrentaram greves anteriores e que o governo vem debatendo a discussão salarial com o Sintepp, portanto, a greve não seria o melhor instrumento neste momento, se referindo aos prejuízos para os estudantes com as sucessivas greves.

“A atividade em questão é essencial e a sua não prestação atinge a milhares de crianças e adolescentes que, sem aulas, ficam privadas não somente de adquirir o saber, mas também passam a ficar em situação de risco, já que sem nenhuma ocupação durante o dia, são presas fáceis do mundo das drogas e do crime”. Elder Lisboa também ressaltou no despacho que o interesse social maior deve ser protegido, mas disse que reconhece a difícil situação dos professores.

Apesar disso, segundo o assessor jurídico do Sintepp, Walmir Brelaz, o magistrado concedeu a liminar ao Estado sem sequer ouvir os argumentos dos professores, apenas com as alegações do Estado. O advogado também afirmou que o Sintepp ainda não foi notificado pela Justiça sobre a liminar e que assim que for informado oficialmente vai recorrer contra a medida ao Tribunal de Justiça do Estado.

ARTES

SEBASTIÃO SALGADO (1944-)

Em 1981, Sebastião Salgado "estoura" no cenário mundial ao ser o único fotógrafo a documentar a tentativa de assassinato do então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, o que lhe dá grande destaque internacional.

Brasileiro, radicado na França, Salgado é reconhecido mundialmente como um dos mestres da fotografia documental contemporânea. Nos anos 80 e 90 publica grandes fotorreportagens de denúncia social, em livros como Sahel: l'Homme en Détresse (1986), Trabalhadores (1993) e Terra (1997).

Quatro anos depois de ter sido publicado no exterior, o livro Trabalhadores, começa a ser vendido no Brasil, na segunda semana de março de 1997.

A obra, que levou sete anos para ser realizada, reúne 350 fotos de trabalhadores de várias partes do mundo em 400 páginas.

The Serra Pelada - gold mine - Brasil (1986).

ATUALIDADES

A CORRUPÇÃO NO BRASIL Corrupção é palavra que voga na atualidade. A história brasileira é repleta de exemplos. Porém muitos períodos, foi “proibido” falar e apurar a corrupção. Ela não é prática só das elites dirigentes. A palavra corrupção em sua definição, expressa a oposição, a negação daqueles valores que consideramos, ou pelo menos deveríamos considerar como sustentáculos do bom andamento das relações intrapessoais e sociais, que são necessárias para a realização humana. Corromper, portanto, é o ato pelo qual se adultera, se estraga algo físico ou moralmente. A repercussão é de maior ou menor amplitude, conforme a ação que se realiza. As causas são praticamente inesgotáveis, pois envolvem problemas estruturais, sociais e pessoais. A corrupção política, ou a corrupção na política de uma determinada sociedade deteriora as próprias estruturas da sociedade, uma vez que a política é o cuidado com o que é coletivo, de todos, é a busca de soluções para os problemas que a sociedade, uma vez que a política e o cuidado com o que é coletivo, de todos, é a busca de soluções para os problemas que a sociedade como um todo enfrenta.

Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/political-science/1662695-corrup%C3%A7%C3%A3o-brasil/#ixzz1ZSOw8Asd

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

artes/sebastião salgado





























.....................................................................................................
O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado é um dos repórteres fotográficos contemporâneos mais respeitados no mundp. Salgado, que foi nomeado Representante Especial da Unicef em 3 de Abril de 2001, dedicou-se a fotografar as vidas dos deserdados do mundo. Esse trabalho está documentado em 10 livros e muitas exposições que lhe valeram a maioria dos prémios de fotografia em todo o mundo. "Desejo que cada pessoa que entra numa das minhas exposições seja, ao sair, uma pessoa diferente.", comenta Sebastião Salgado. "Creio que toda a gente pode ajudar, não necessariamente dando bem materiais, mas também tomando parte do debate e preocupando-se pelo que sucede no mundo."
:
Natural de Aimorés, Minas Gerais, onde nasceu em 1944, Sebastião Salgado é o sexto e o único filho homem de uma família com oito filhos. Estudou economia no Brasil entre 1964 e 67. Fez mestrado na mesma área na Universidade de São Paulo e na Vanderbilt University (EUA). Após completar os seus estudos para o doutoramento em economia pela Universidade de Paris, em 1971, trabalhou para a Organização Internacional do Café até 1973. Depois de pedir emprestada a câmera da sua mulher, Lélia, para uma viagem a África, Salgado decidiu, em 1973, trocar a economia pela fotografia. Trabalhou para as agências Sygma (1974-1975) e Gamma (1975-1979). Eleito membro da Magnum Photos, uma cooperativa internacional de fotógrafos, permaneceu na organização de 1979 a 1994. De Paris, onde vivia, Salgado viajou para cobrir acontecimentos como as guerras na Angola e no Saara espanhol, o sequestro de israelitas em Entebbe e o atentado contra o presidente norte-americano Ronald Reagan. Paralelamente, passou a dedicar-se a projectos de documentários mais elaborados e pessoais. Viajando pela América Latina durante sete anos (1977-1984), Salgado foi a pé a povoados remotos. Neles capturou as imagens para o livro e a exposição Outras Américas (1986), um estudo das diferentes culturas da população rural e da resistência cultural dos índios e de seus descendentes no México e no Brasil. Nos anos 80, trabalhou 15 meses com o grupo francês Médicos Sem Fronteiras durante a seca na região do Sahel, na África. Na viagem produziu Sahel: O Homem em Pânico (1986), um documento sobre a dignidade e a perseverança de pessoas nas mais extremas condições. Entre 1986 e 1992, fez Trabalhadores (1993), um documentário fotográfico sobre o fim do trabalho manual em grande escala em 26 países. Em seguida, produziu Terra: Luta dos Sem-Terra (1997), sobre a luta pela terra no Brasil, e Êxodos e Crianças (2000), retratando a vida de retirantes, refugiados e migrantes de 41 países.
:Fotógrafo reconhecido internacionalmente e adepto da tradição da "fotografia engajada", Sebastião Salgado recebeu praticamente todos os principais prémios de fotografia do mundo como reconhecimento por seu trabalho. Em 1994 fundou sua própria agência de notícias, a Imagens da Amazónia, que representa o fotógrafo e seu trabalho. Salgado mora actualmente em Paris com sua esposa e colaboradora, Lélia Wanick Salgado, autora do projecto gráfico da maioria de seus livros. O casal tem dois filhos.

atualidades/livre

Edição do dia 24/09/2011
24/09/2011 22h12 - Atualizado em 24/09/2011 22h37

'Veteranos' do Rock in Rio encontram público diferente na edição de 2011

Roqueiros das antigas dividiram espaço com os novos roqueiros. Alguns, muito novos.

Dez anos se passaram desde o último Rock in Rio. Quem participou das outras edições, desta vez encontrou um público diferente na Cidade do Rock. Roqueiros das antigas dividiram espaço com os novos roqueiros. Alguns, muito novos.
O Rock in Rio é a prova de que não existe idade para gostar de rock. Para a nova geração de fãs, é a estreia em um grande festival. “Irado, uma experiência única”, definiu um menino.
Ao lado dos filhos, o engenheiro Henrique Morize revive as emoções de 26 anos atrás, do primeiro Rock in Rio. “Assim como eu não esqueci, eles não vão esquecer.”
Mas nem todo mundo está tão feliz de ir com os pais. “É bom, mas eu estou meio com vergonha”, revelou um menino.
“Ainda tem que escutar isso, e ele vai ter que aguentar, porque eu vou dançar também, e aí vai ser uma vergonha mesmo”, brincou a mãe.
Andando pelo local é fácil encontrar pais e filhos que foram juntos assistir aos shows. Mas em um não foi o pai que trouxe o filho. Foi o pequeno Pedro, de 4 anos, que fez questão de ir. Nessa idade, ele já tem até banda favorita. “Nação Zumbi”, contou.
“Ele me obrigou”, admite o pai.
A música une gerações. “Eu vim ao primeiro Rock in Rio, então aqui tem uma geração que não viu isso ainda”, comentou a professora Gilca de Carvalho.
A vovó rock and roll não revela a idade. Mas Marina faz questão de contar: “Eu tenho três anos.”

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/09/veteranos-do-rock-rio-encontra-publico-diferente-na-edicao-de-2011.html

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Atualidades/ Livre


Fazendeiro obriga Rihanna a se vestir

Cantora gravava videoclipe para 'We Found Love' bastante confortável na propriedade do fazendeiro, na Irlanda do Norte

   Nem só de glamour vivem as estrelas. Pouco depois de se apresentar no Rock in Rio, Rihanna passou por uma situação nada agradável durante as gravações do seu novo clipe, “We Found Love”. O proprietário da fazenda usada como locação para as filmagens obrigou a cantora a se cobrir, chocado com a nudez da cantora.
   "Achei muito inapropriado”, contou o fazendeiro Alan Graham à BBC News. “Pedi para que parassem de filmar e eles obedeceram. Ela me escutou e no final das contas demos até um aperto de mão", disse. O agricultor explicou que as poses e falta de roupa da cantora vão contra as suas crenças religiosas e admitiu que não sabia quem era Rihanna quando lhe pediram autorização para gravar nas suas terras em Bangor, na Irlanda do Norte.
   "Do meu ponto de vista, a terra é minha, eu tenho as minhas crenças e senti que aquilo não era apropriado”, contou ainda. “Não desejo mal nenhum a Rihanna, nem aos seus amigos, mas talvez eles pudessem descobrir um Deus maior". Depois do incidente, a equipe de produção da cantora precisou encontrar outro local para gravar o video, que será a base para o lançamento do primeiro single no novo álbum da cantora (ainda sem título). O lançamento está previsto para dia 21 de novembro.





Artes Sebastião Salgado

SEBASTIÃO SALGADO

   Um fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar. Nascido em Minas Gerais, é um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade.
   Nomeado como representante especial do UNICEF em 3 de abril de 2001, dedicou-se a fazer crônicas sobre a vida das pessoas excluídas, trabalho que resultou na publicação de dez livros e realização de várias exposições, tendo recebido vários prêmios e homenagens na Europa e no continente americano.
   
ALGUMAS DE SUAS OBRAS

Trabalhadores (1996)



 









Terra (1997)
 

  • Serra Pelada (1999) 

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Artes Significado de Cinema

Cinema (do grego: κίνημα - kinema "movimento") é a técnica e a arte de registrar e reproduzir imagens com impressão de movimento, bem como a indústria que produz estas imagens. As obras cinematográficas (mais conhecidas como filmes ) são produzidas através da gravação de imagens do mundo com câmeras , ou pela criação de imagens utilizando técnicas de animação ou efeitos visuais .

Os filmes são feitos de uma série de imagens individuais chamadas fotogramas. Quando essas imagens são projetadas de forma rápida e sucessiva, o espectador tem a ilusão de que está ocorrendo movimento. A cintilação entre os fotogramas não é percebida devido a um efeito conhecido como persistência da visão , pelo qual o olho humano retém uma imagem durante uma fração de segundo após a fonte ter sido removida. Os espectadores têm a ilusão de movimento devido a um efeito psicológico chamado movimento beta .

O cinema é um artefato cultural criado por determinadas culturas , que refletem as mesmas e, por sua vez, as afetam. O cinema é considerado uma importante forma de arte, uma fonte de entretenimento popular e um método poderoso para educar - ou doutrinar - os cidadãos. Os elementos visuais dão aos filmes um poder de comunicação universal. Alguns filmes se tornaram mundialmente populares ao usarem técnicas de dublagens ou legendas , que traduzem o diálogo.

A origem do nome "cinema" vem do fato de que o cinematografo , historicamente, foi o primeiro equipamento utilizado para o registro e exibição de filmes. Por metonímia , a palavra também pode se referir à sala de espetáculos onde são projetadas obras cinematográficas.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Reynaldo Gianecchini volta para casa depois de terceira rodada de quimioterapia

Ator foi fotografado enquanto chegava ao seu prédio nesta quarta-feira (21), em São Paulo
Por Patrícia Moraes; Fotos Carlos Prates/Revista QUEM
Carlos Prates Revista QUEM

Reynaldo Gianecchini foi fotografado enquanto chegava ao seu prédio, no bairro dos Jardins, em São Paulo, na tarde desta quarta-feira (21). Segundo QUEM apurou, o ator deixou o hospital Sírio Libanês depois de se submeter a terceira rodada de quimioterapia. Ele permaneceu internado no centro médico na companhia da mãe, Heloisa, para dar continuidade ao tratamento contra um câncer linfático.


Carlos Prates Revista QUEM
Entenda o caso
No dia 10 de agosto, em nota oficial, Reynaldo Gianecchini confirmou que sofria de um linfoma não-Hodgkin e mandou um recado ao público. "Estou pronto para a luta e conto com o carinho e o amor de todos vocês", comentou. O infectologista David Uip, um dos responsáveis pelo tratamento do ator, veio a público reafirmar o otimismo de Gianecchini em enfrentar a doença.

“Ele está com muita fé, muito confiante. Gianecchini está com uma postura de otimismo e pede apoio das pessoas. Ele tem uma postura serena, que vai ser muito adequada para ajudar no tratamento. Não o vi chorar”, contou o médico.

Foi também neste perído que veio à tona um drama familiar vivido pelo ator. O pai de Gianecchini, Reynaldo Cisotto, também enfrenta um câncer, mas no fígado , e não nos gânglios linfáticos, como o que afeta o filho.

Ao deixar o hospital Sírio Libanês no dia 26 de agosto, Gianecchini conversou otimista com a imprensa. "Queria dizer que estou muito forte e essa força grande parte vem de vocês. As pessoas tem me ajudado muito. Não tenho palavras para agradecer todo mundo. Só queria dizer que estou muito forte. Vou precisar ficar quietinho, tranqüilo e em silêncio para fazer meu tratamento, mas não estou me afastando de vocês. Não tenho palavras para agradecer vocês da imprensa e fãs", comentou o ator, que falava com voz rouca, baixa e pausadamente e saiu aplaudido, aos gritos de "força".

Carlos Prates Revista QUEM

Carlos Prates Revista QUEM

Fonte:http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/1,,EMI266894-9531,00-REYNALDO+GIANECCHINI+VOLTA+PARA+CASA+DEPOIS+DE+TERCEIRA+RODADA+DE+QUIMIOTER.html

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Postagem de artes

JULIA ROBERTS

Julia Roberts, nasceu em Smyrna, no dia 28 de outubro de 1967. Vencedora do Oscar, é conhecida principalmente por sua atuação em Pretty Woman (Uma Linda Mulher).
O pai de Julia vendia aspiradores de pó de porta em porta e sua mãe era secretária de paróquia. Julia cresceu vendo seus pais envolvidos também em atividades teatrais.
Quando tinha apenas quatro anos, seus pais se separaram e aos nove perdeu o pai vítima de câncer.
Seu sonho era ser veterinária, mas aos 17 anos, optou por tentar a carreira artística e se mudou para Nova Iorque. Trabalhou em uma loja de sapatos e uma sorveteria, antes de se tornar modelo da agência de modelo Click. Tudo o que ganhava era para pagar os cursos de interpretação, mas não chegou a completar nenhum.
Após atuar em alguns seriados, conseguiu o seu primeiro papel no filme, Blood red (Sangue da Terra- 1980) pois o ator Eric Roberts, seu irmão mais velho, convenceu o diretor do filme a inclui-la no elenco. Julia e o irmão não se relacionam bem, pois Eric a acusa de ser mal agradecida, por nunca haver reconhecido a sua colaboração no início de sua carreira.
Julia terminou seu noivado com o também ator Kiefer Sutherland na década de noventa, o que baixou sua auto-estima e o seu apego ao trabalho por um longo período.
Indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Steel Magnolias, foi da cerimônia direto para os estudios de Pretty Woman. Depois deste filme, ao lado de Richard Gere, ganhou enorme destaque e mais uma indicação ao Oscar, agora como atriz principal.
A partir daí, ficou conhecida como a rainha das comédias românticas, embora tenha demonstrado talento também em papéis dramáticos.
Em 2001, com Erin Brockovich, foi premiada com o Oscar de melhor atriz. Ainda em 2001, durante o filme A Mexicana Julia conheceu o cameraman Danny Moder com quem viria a se casar, em 2002, após um escândalo que ocupou durante um bom tempo a imprensa sensacionalista, pois Julia era namorada do ator Benjamin Bratt e Danny era casado.
Em 2004, Julia anunciou que estava grávida de gêmeos e deu à luz Hazel Patricia e Phinnaeus Walter, no dia 28 de novembro do mesmo ano. Por causa dos filhos, Julia disse que iria abandonar a carreira. Não cumpriu a promessa, pois estreou na Broadway em 2006 com a peça Three Days Rain. Esta foi sua primeira atuação no grande palco de Nova Iorque, e seu trabalho foi bem recebido pelos críticos. Além disso, Julia trabalhou em uma nova produção, o filme Charlie Wilson's War, onde atua com Tom Hanks, que estreiou no ano de 2007. No dia 18 de junho de 2007, Julia deu à luz seu terceiro filho, Henry Daniel Moder. Irmã do diretor e famoso ator Eric Roberts e tia da atriz e cantora teen Emma Roberts. Também é embaixadora da marca de cosméticos Lancôme.


FONTE: www.adorocinema.com

Leitura/Atualidades

 A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, o que resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres.

A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo.


Muitas coisas que aprendemos na escola são esquecidas com o tempo, pois não as praticamos. Através da leitura rotineira, tais conhecimentos se fixariam de forma a não serem esquecidos posteriormente. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler; e talvez nem as teríamos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado.


Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.

O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem; é a leitura, no entanto, que proporciona a capacidade de interpretação.
Toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica.
loading   loading

http://www.brasilescola.com/ferias/a-importancia-leitura.htm

Brasil independente/ Atualidades

A INDEPENDÊNCIA


A chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil foi episódio de grande importância para que possamos iniciar as justificativas da nossa independência. Ao pisar em solo brasileiro, Dom João VI tratou de cumprir os acordos firmados com a Inglaterra, que se comprometera em defender Portugal das tropas de Napoleão e escoltar a Corte Portuguesa ao litoral brasileiro. Por isso, mesmo antes de chegar à capital da colônia, o rei português realizou a abertura dos portos brasileiros às demais nações do mundo.


Os revolucionários lusitanos formaram uma espécie de Assembleia Nacional que ganhou o nome de “Cortes”. Nas Cortes, as principais figuras políticas lusitanas exigiam que o rei Dom João VI retornasse à terra natal para que legitimasse as transformações políticas em andamento. Temendo perder sua autoridade real, D. João saiu do Brasil em 1821 e nomeou seu filho, Dom Pedro I, como príncipe regente do Brasil.


Mediante as claras intenções de Dom Pedro, as Cortes exigiram que o príncipe retornasse para Portugal e entregasse o Brasil ao controle de uma junta administrativa formada pelas Cortes. A ameaça vinda de Portugal despertou a elite econômica brasileira para o risco que as benesses econômicas conquistadas ao longo do período joanino corriam. Dessa maneira, grandes fazendeiros e comerciantes passaram a defender a ascensão política de Dom Pedro I à líder da independência brasileira.


No final de 1821, quando as pressões das Cortes atingiram sua força máxima, os defensores da independência organizaram um grande abaixo-assinado requerendo a permanência e Dom Pedro no Brasil. A demonstração de apoio dada foi retribuída quando, em 9 de janeiro de 1822, Dom Pedro I reafirmou sua permanência no conhecido Dia do Fico. A partir desse ato público, o príncipe regente assinalou qual era seu posicionamento político.


Logo em seguida, Dom Pedro I incorporou figuras políticas pró-independência aos quadros administrativos de seu governo. Entre eles estavam José Bonifácio, grande conselheiro político de Dom Pedro e defensor de um processo de independência conservador guiado pelas mãos de um regime monárquico. Além disso, Dom Pedro I firmou uma resolução onde dizia que nenhuma ordem vinda de Portugal poderia ser adotada sem sua autorização prévia.


Essa última medida de Dom Pedro I tornou sua relação política com as Cortes praticamente insustentável. Em setembro de 1822, a assembleia lusitana enviou um novo documento para o Brasil exigindo o retorno do príncipe para Portugal sob a ameaça de invasão militar, caso a exigência não fosse imediatamente cumprida. Ao tomar conhecimento do documento, Dom Pedro I  declarou a independência do país no dia 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga.

http://www.brasilescola.com/historiab/independencia-brasil.htm 

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Artes/Teatro

O teatro


Existe grande polêmica sobre a definição de Teatro. Porém, uma página sobre Teoria do Teatro deve começar – me parece –, pela definição do que o Teatro é. Então, se partimos do fato irrecusável de que há uma história, escrita ou memorizada, que dá origem ao drama a ser representado, então o drama está subordinado a uma peça literária, por mais simples e rústica que esta seja. A Arte Dramática, ou Arte do Teatro que envolve a arte de bem representar, a arte da iluminação, a arte da montagem do cenário, etc. –, é uma forma de manifestação artística a serviço da Literatura, assim como também a própria Arte do Livro que envolve a arte da ilustração, a arte da impressão, a arte da encadernação, etc.

No Teatro, uma história e seu contexto se fazem reais e verídicos pela montagem de um cenário e a representação de atores em um palco, para um público de espectadores. Por exemplo: um indivíduo pode não acreditar na existência do fantasma em uma história que lê em um livro, mas terá a sensação de realidade desse fantasma se ele o vê no palco, e se o personagem lhe parecer autêntico, por agir do modo como, na sua concepção, um fantasma haveria de agir..

Pode ser dito, então, que o teatro é uma forma de manifestação artística em que uma história e seu contexto se fazem reais e verídicos pela montagem de um cenário e a representação de atores em um palco, para um público de espectadores.




quarta-feira, 14 de setembro de 2011

VI Aldeia Terena de Artes terá oficina de bonecos e teatro( ARTES)

Para quem gosta de teatro a VI Aldeia SESC Terena de Arte traz nesta quinta-feira, dia 15 de setembro, uma programação intensa. Também continua a oficina de silkscreen das 12 às 19h30. A técnica utiliza uma matriz de tecido para reproduzir uma imagem em tecido. Durante a oficina, os participantes vão conhecer a origem desta técnica e também o processo produtivo.

O Palco Giratório terá Oficina de Manipulação de Bonecos, com a Cia. Caixa do Elefante Teatro de Bonecos (RS), que nesta quarta-feira às horas apresenta a peça “A Tecelã” no Teatro Prosa do SESC Horto. A oficina será das 9 às 12 horas e das 13h às 18h, no Teatro de Bolso e as vagas são limitadas. O investimento é de R$ 15,00 e a classificação 14 anos.

Na oficina os participantes vão explorar as noções básicas que permeiam a interpretação do ator com bonecos e objetos animados, descobrindo possibilidades dramatúrgicas do corpo ao lado do objeto inanimado, os contrastes de formas e ritmos, dissociação de movimentos e interpretação na composição da vida fictícia e autônoma do boneco.

Dando continuidade à mostra de cinema de Luiz Carlos Barreto, nesta quinta-feira, é a apresentação do filme “Dona Flor e seus Dois Maridos”, a partir de 18 horas, na sala de Vídeo do SESC Horto. A história ocorre durante o carnaval de 1943, na Bahia. Vadinho (José Wilker), um mulherengo e jogador inveterado, morre repentinamente e sua mulher, Dona Flor (Sônia Braga), fica inconsolável, pois apesar dele ter vários defeitos era uma excelente amante. Mas após algum tempo ela se casa com Teodoro Madureira (Mauro Mendonça), um farmacêutico que é exatamente o oposto do primeiro marido. Ela passa a ter uma vida estável e tranquila, mas tediosa e, de tanto "chamar" pelo marido, ele um dia aparece nu na sua cama. Então ela pede ajuda a uma amiga dizendo que quase foi seduzida pelo finado esposo. Um pai de santo se prontifica a afastar o espírito de Vadinho, mas existe um problema: no fundo, Flor quer que ele fique, pois há um forte desejo que precisa ser saciado. Duração de 120 minutos e classificação de 18 anos.

Às 20 horas, o Palco Giratório traz o espetáculo "De-Vir", com a Cia Dita, de Pernambuco.Nesta peça, quatro performers pontuam as interferências do corpo com seu ambiente e explora justamente esses movimentos ondulatórios que propõem um novo conceito na disposição e a ordem dos elementos essenciais das estruturas físicas de uma pessoa. Os ingressos custam $ 7,00 para comerciários, dependentes, estudantes e idosos e R$ 14,00 para usuários. A classificação é 18 anos.

Sobre a Aldeia SESC Terena – A VI Aldeia SESC Terena de Artes será de 8 a 17 de setembro. A programação diversificada justifica o tema escolhido para esta edição: Territórios da Cultura. Haverá oficinas de arte para todos os gostos. Elas ensinarão desde técnicas de impressão do silkscreen, técnica de animação stop motion, produção de peças a partir do patchwork e manipulação de bonecos. Também estão programados bazar de artesanato e mostras de cinema e literatura.

Até o dia 30 de setembro a poeta sul-mato-grossense Raquel Naveira estará com sua instalação literária no SESC Horto. Escritora de duas dezenas de livros, dentre eles Abadia (1996) e Casa de Tecla (1999), ambos finalistas do Prêmio Jabuti na categoria Poesia, Raquel tem trabalhos publicados em várias revistas nacionais e estrangeiras e obras adaptadas para cinema e teatro. O bazar permanente, com participação de artesãos regionais, ocorre das 10 às 18 horas, até o dia 16 de setembro, na recepção no SESC Horto.

Informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3357-1200 e a programação completa está disponível no site www.sescms.com.br

Polícia Federal apreende 50 kg de crack em shopping de Minas (ATUALIDADES)

A Polícia Federal prendeu dois homens na noite desta terça-feira (13) portando cerca de 50 kg de crack, em um shopping de Belo Horizonte. Foi a maior apreensão do ano da droga feita pela superintendência mineira da PF.

A droga seria distribuída na região metropolitana de Belo Horizonte, segundo informou a PF em nota.

"Investigações da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal apontaram que um homem receberia grande quantidade de droga no estacionamento de um shopping na região noroeste de BH."

Os agentes da PF abordaram uma caminhonete Mitsubishi, com placa do Paraná, que era ocupada por dois homens. Um era o condutor do veículo, de Curitiba (PR), e o outro era o receptor do crack, que vive em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte. Após a revista no veículo, a droga foi encontrada em um fundo falso sob o assoalho da caminhonete.

Os presos foram levados para a penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (região metropolitana de BH). Segundo a PF, eles vão responder pelo crime de tráfico interestadual de drogas. Caso sejam condenados, as penas podem ser de 5 a 15 anos de reclusão.

Drogas ( ATUALIDADES)

Um kit com folhetos contendo informações sobre os cuidados básicos para quem injeta drogas no próprio corpo causa polêmica em Sorocaba, a 92 km de São Paulo. O material publicitário, que indica os melhores e os piores pontos do corpo para injetar, estava ao alcance de pessoas não usuárias de drogas, inclusive crianças, em pontos de distribuição do programa Território Jovem.

A distribuição faz parte do programa nacional Redução de Danos, do Ministério da Saúde em parceria com a prefeitura, para prevenir a transmissão do vírus HIV entre usuários de drogas.

Um dos folhetos assinala os pontos seguros para injetar, como as veias dos braços, dos antebraços e das pernas; os pontos a considerar, como as veias dos pés ("veias pequenas, muito frágeis") e os pontos perigosos, como o pescoço, rosto, peito, genitália e pulsos. Também explica os cuidados para se evitar a overdose, como dividir em duas doses a droga nova que estiver experimentando.

O material também ilustra sobre o uso da camisinha com o desenho de um pênis. O vereador Hélio Godoy (sem partido) considerou irregular a distribuição sem um efetivo controle do público alvo. "Do jeito que está sendo feita, ela não previne, nem reduz o uso de drogas, pelo contrário, só faz incentivar o consumo de drogas injetáveis", disse.

ARTES

A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), lança o Guia Artesanato, no Museu do Barro, em Caruaru (PE), com o apoio da prefeitura da cidade. O Guia Artesanato apresenta a produção de 11 destinos da BR-232, são eles Glória do Goitá, Vitória de Santo Antão, Gravatá, Bezerros, Encruzilhada de São João, Caruaru, Belo Jardim, Pesqueira, Arcoverde, Serra Talhada e Salgueiro.

O guia dá continuidade às ações do Projeto Rota 232, mas vem com novidades. Além das dicas de ateliês, centros culturais, museus e lojas, o guia traz a Galeria dos Mestres, com o perfil de nove mestres-artesãos pernambucanos. E todo o conteúdo do Guia Artesanato estará disponível no site e poderá ser baixado em iPad, iPhone e smarphones. Estão previstas também ações promocionais do guia na Feirinha do Bom Jesusus, no Parque da Janqueira e no Parque Dona Lindu.

“O guia, além de ser uma ferramenta de auxílio ao visitante, ainda serve para corroborar o valor incontestável e a diversidade do artesanato de Pernambuco. Uma riqueza cultural que, por si só, vale uma viagem pelo interior. A paisagem é um brinde e a gastronomia vem no lucro”, ressalta o secretário do turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.

ARTES - ANA JÚLIA

Itália envia obras de arte a Cuba; entre elas, Caravaggio
ROMA — Uma coleção de 13 obras de arte, entre elas "Narciso", do grande mestre italiano Caravaggio, cujo realismo revolucionou a história da pintura no século XVII, será exposta em Cuba no Museu de Belas Artes de Havana, anunciaram fontes italianas.
A exposição ficará aberta de 23 de setembro a 27 de novembro.
"Caravaggio é o melhor embaixador da Itália no mundo e o mais pedido", disse Rossella Vodret, responsável pelo Polo Museale de Roma, que está entre os organizadores da exposição.
"Trata-se de um evento especial, que faz parte de uma estratégia política global", explicou Vincenzo Scotti, vice-ministro de Relações Exteriores.
O envio de obras tão importantes à ilha caribenha gera controvérsia em alguns setores culturais italianos, que temem que o transporte e a exibição arruínem esse precioso e delicado patrimônio cultural.
O professor e especialista Tomaso Montanari denunciou recentemente no jornal Il Fatto Quotidiano os "graves riscos" que essas obras estão correndo.
Também acusou o governo Silvio Berlusconi de querer promover a Itália através de exposições decididas sem critério cultural, organizadas apenas pela vontade de administradores, políticos ou patrocinadores.
O "Narciso" do pintor Caravaggio - criador do Tenebrismo, morto pela malária em 1610 na Toscana aos 37 anos, depois de uma vida de bebedeiras e brigas - terá um seguro de 50 milhões de euros.
As demais obras terão cada uma seguro de 1 milhão de euros.
Segundo o sub-secretário italiano de Cultura, Riccardo Villari, a exposição suscita em Cuba "muita espectativa".
Os gastos ficarão a cargo da empresa de aviação Blue Panorama, que se encarrega também de pagar o seguro de todas as obras.
"A exposição não custará nada à Itália", afirmou Mario Resca, diretor-geral para a Valorização do Patrimônio Italiano.
Segundo a imprensa italiana, os mais entusiasmados com a exposição são as autoridades cubanas.
As 13 obras partirão de Roma e provêm do Museu Nacional de Arte Antiga, com sede no Palácio Barberini.
Não é a primeira vez que saem da Itália.
O "Narciso" de Caravaggio esteve recentemente em Montenegro, Japão e Estados Unidos.
"É uma obra-prima, um dos quadros mais sugestivos da pintura italiana", disse Vodret.

Prefeitura de SG começa interligação de esgoto(ATUALIDADES)

A Prefeitura de Santa Gertrudes, por meio das Secretarias de Obras e Saneamento, está trabalhando nas obras de interligação de todas as redes coletoras da região Sul da cidade, o que possibilitará a condução do esgoto até uma estação elevatória. A obra está sendo feita no Jardim Iporanga, local estratégico para que o esgoto seja transportado por baixo da rodovia Washington Luís até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Esse trabalho faz parte da última etapa das obras que permitirão que todo o esgoto produzido no município seja levado diretamente para a ETE. Recentemente, o município finalizou a interligação de esgoto da região Norte do município, obra que beneficiou mais de oito mil pessoas e 11 bairros de Santa Gertrudes.
Concluída mais essa etapa, a prefeitura poderá colocar a ETE para trabalhar com 100% de sua capacidade, permitindo assim que o município trate todo o seu esgoto. “Vamos em breve inaugurar nossa estação de tratamento e melhorar consideravelmente a qualidade de vida em nossa cidade. É em algo que estamos trabalhando noite e dia, para que Santa Gertrudes tenha água de qualidade e esgoto 100% tratado”, destacou o prefeito João Vitte.
Por falar em água, hoje o município não sofre mais com o desabastecimento e escassez de água em bairros altos e isolados. O fornecimento acontece de maneira normal e toda a população recebe água de qualidade em qualquer momento do dia. “Tínhamos um sério problema de falta de água na parte da noite e também de madrugada. As pessoas precisavam tomar banho na casa de parentes que moravam na região central, pois faltava água nos bairros mais altos. Além disso, sempre tivemos a reclamação de que a nossa água era suja. Hoje, nosso serviço de abastecimento é nota 10, não falta água em nenhum bairro de Santa Gertrudes e a água é extremamente limpa”, finalizou Vitte.
Confirmado - A Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente de Santa Gertrudes organiza a partir da próxima semana eventos alusivos ao “Dia da Árvore”. Para celebrar a data e mobilizar a população em torno da defesa da natureza, mais de 400 mudas de árvores de espécies nativas serão plantadas no bairro Bom Sucesso por alunos.

ATUALIDADES- ANA JÚLIA

Brasil independente, um desafio que continua

o fato historico da independência do Brasil é conhecido pelos estudantes brasileiros. Dom Pedro I, as margens do Riacho Ipiranga proclama a separação do Brasil em relação ao país colonizador: Portugual.
Durante masi de três séculos, as terras brasileiras abasteceram de matérias-primas seu principal colonizador e outros povos e nações da Europa que estiveram por aqui. São produtos tropicais, riquezas do povo brasileiro, retiradas para atender á sociedade europeia no contexto do capitalismo, ou seja, açucar, tabaco, algodão, cacau, anil e madeira.
No 5º Fórum Urbano Mundial da ONU, 25 de março de 2011, mostrou que o brasil é o país mais desigual da América Latina. 192 milhões de pessoas vivendo no Brasil. 55 milhões saõ jovens entre 15 e 29 anos, dos quais 31% são considerados miseráveis.
Os brasileiros são conclamados a participar em três níveis: planejamento, execuçõa e resultado. Os trabalhadores são os produtores da riqueza , mas são discriminados nos resultados alcançados. O ponto chave e crucial é a participação no planejamento, pois é ali que são tomadas as decisões fundamentais que encaminham os resultados para as camadas mais ricas da população.
o historiador brasileiro Capistrano de Abreu cita dois termos para caracterixar quem somo: ele fala em povo " castrado e sangrado", ou seja, temos dificuldade em reclamar, em reivindicar e, por consequêcia, somos sofredores, não participamos da riqueza deste verdadeiro continente.
 A sociedade em geral aceita o discurso das elites que sempre elogiam o povo brasileiro com pacífico, ou seja, nada de reclamar, exigir diretios, defender medidas concretas que beneficiam a todos .
Entretanto, como afirma Hélcion Riberio, a violêcia inclui outros nomes concretos: desemprego, má distribuição de renda, proliferação dos grandes latífundios, expulção do homem do campo, destruiçaõ do meio ambiente, falta de saúde do povo, presença de menores carentes e abadonados. Assim, a nossa indepêndencia é um processo que continua atual dentro da nossa história.

ATUALIDADES- ANA JÚLIA

Felicidade é antidoto para droga e crime na adolescência

  A reportagem fala sobre adolescentes que quando felizes apresentam menor evolvimneto com crimes e drogas. Na pesquisa, 15 mil estudantes foram entrevistados e 29% dos jovens entrevistados afirmaram ter cometido ao menos um crime e 18% confessaram já ter usado pelo menos um tipo de droga ilegal. As explicações são baseadas nos aspectos negativos como a raiva para compreender com os adolescentes decidem realizar atos criminosos e a depressão aumenta o problema.

MARIA GADÚ/ ARTES

Maria Gadú sempre foi precoce. Paulistana da Vila Mariana criada por uma mãe atenta e dedicada ao talento da filha, preferia a companhia dos adultos da casa – e da música, que lá se ouvia, fique bem claro - a das outras crianças. Se esse traço da personalidade chegava a ser uma preocupação para a sua mãe, D Neusa, à futura cantora Maria Gadú fez bem. Ao fazer de tudo para aproximar os pequenos amigos da filha, enchendo a casa de atrações em tinta, discos e brinquedos, D.Neusa propiciou o ambiente onde Gadú, sem saber, iniciaria a sua formação artística em laboratório aconchegante e particular. Na companhia da mãe e da avó, Maria conhecia o repertório de cantores e cantoras que a influenciariam: Carmem Miranda, Dolores Duran, Adoniran Barbosa, Maria Bethânia, Caetano, Chico Buarque, Gal Costa.
D Neusa, ainda grávida, já “namorava” uma escola de música para a filha estudar quando crescesse.... A Escola Municipal de Educação Artística da prefeitura de São Paulo ajudou mesmo a Gadú, ainda na infância, a dar os primeiros passos. Mais tarde, Gadú não conseguiria de adequar a nenhum método formal de música. Contraditoriamente, Gadú estudaria sua própria voz e criaria suas próprias técnicas, através de livros de métodos vocais de jazz e soul, sozinha, em frente ao espelho. Autodidata também para instrumentos, aprendeu a tocar piano e violão.
Aos 4 anos ela não titubeou quando viu um músico, em um shopping, largar o piano e descansar para o intervalo. Sentou-se no banquinho como se tivesse chegado sua vez e tocou um trecho de Chopin. Estupefata, a platéia da praça de alimentação perguntou a ela o que era aquilo. Maria respondeu: “a música do gás”. Já aos 8, tocava piano e violão e chamava a prima para a fazer a segunda voz nas canções que queria gravar. A outra criança não entendia o que fazer e seguia a voz de Maria, que chorava de raiva, dizendo: “Não me imite, canta diferente.!”.
 
Com 12 anos, na paradisíaca Ilha Grande compôs “Shimbalaiê”, MPB de levada afro, uma das músicas mais populares de seus shows, que carrega o verso: “quando mentir, for preciso, poder falar a verdade” . Após a adolescência e a longa passagem pela formação da escola que é tocar em barzinhos, resolveu ir para a Europa com um amigo percussionista para se apresentar em festivais de música independente. Após passagem, de agosto a outubro, pela Itália e Irlanda tocando em festivais, casas e shows e até na rua, Maria Gadú retornou ao Brasil para festas de fim de ano, com o objetivo de rever a família e rapidamente se organizar para voltar a Europa. Resolveu passar a virada do ano no Rio, para rever alguns amigos, e daqui não saiu mais, fazendo shows e desenvolvendo a carreira na cidade.
 

Brasil independente/ATUALIDADES

     O fato histórico da independência do Brasil (7 de setembro de 1822) é conhecido pelos estudantes brasileiros. Dom Pedro I, às margens do Riacho Ipiranga (São Paulo), proclama a separação do Brasil em relação ao país colonizador: Portugal. Que lições podemos tirar dessa separação, que completa 188 anos?

     Durante mais de três séculos (1500-1889), as terras brasileiras abasteceram de matérias-primas seu principal colonizador e outros povos e nações da Europa que estiveram por aqui. São produtos tropicais, riquezas do povo brasileiro, retiradas para atender à sociedade europeia no contexto do capitalismo mercantil, ou seja, açúcar, tabaco, algodão, cacau, anil, madeiras. A pergunta que pode ser feita é: o que mudou, em termos econômicos e sociais, na realidade de hoje?

Aguarda-se uma reação por parte da população que vive uma situação de injustiça ao constatar que não dispõe de uma moradia decente, emprego, atendimento à saúde, escola de boa qualidade para todos. A violência física campeia solta. As camadas mais ricas se protegem com cercas elétricas, alarmes, muitas grades, planos de saúde.

porque os livros são importantes?! ATUALIDADES

O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento das sociedades e para o crescimento intelectual do indivíduo. É ele que permite ao ser humano registrar fatos importantes da sua história e repassar tais fatos às sociedades posteriores; atuando como vetor do conhecimento.

É notável o avanço intelectual que o ser humano teve após a invenção da escrita. Foi a partir dela que ele pôde catalogar e compartilhar as suas descobertas; dando origem ao que chamamos de livro. Os Hebreus, por exemplo, a partir de um conjunto de livros conhecido como Pentateuco, formaram as bases do cristianismo ocidental. É válido citar, além dos Hebreus, os fenícios que a partir de escritos, contribuíram para as técnicas de navegação atual. Tudo isso só foi possível graças ao conjunto de obras escritas e organizadas em livros que permitiu a formação de um legado cultural para as civilizações posteriores. É dessa forma que a humanidade evolui: cada geração acrescenta e registra uma descoberta que será passada para a próxima geração.

Além da importância de levar o conhecimento de geração a geração, o livro tem uma importância fundamental na disseminação do conhecimento em uma mesma geração. É o acesso a esse conhecimento que possibilita ao indivíduo o crescimento tanto intelectual quanto o financeiro. O acesso do indivíduo a esse conhecimento permite-lhe fazer comparações e associações as quais possibilitam o aprimoramento do conhecimento anterior.

Sendo assim, o livro é o principal responsável pela sociedade que se tem hoje. É graças a ele que a medicina, as relações sociais e as outras áreas do saber evoluem a cada geração.

http://vestibuler.blogspot.com/2009/05/importancia-do-livro-na-sociedade-atual.html

Atualidades - Porque os livros são importantes?

Por que os livros são importantes?
Porque eles alimentam a nossa imaginação, nos divertem e nos informam, além de nos apresentar muitas maneiras de entender o mundo. A maior parte do conhecimento humano está registrada em livros.
O livro mais antigo do mundo data de 2.500 anos atrás. Conta com seis páginas de ouro, presas juntas no topo e escritas em etrusco - uma língua até hoje não decifrada.
O livro mais caro já vendido em um leilão é o Códice de Leicester - com as anotações manuscritas de Leonardo da Vinci. Ele foi comprado em 1994 por Bill Gates, o fundador da Microsoft, por 30,8 milhões de dólares.
Os livros têm futuro?
Alguns estudiosos dizem que a internet ameaça a sobrevivência dos livros a longo prazo, à medida que ela permite acessar cada vez mais o conteúdo dos impressos. Porém, os livros ainda têm muitas vantagens: eles são mais fáceis de ler do que uma tela de computador, são práticos de manusear e podem ser levados a qualquer lugar.
Os chineses inventaram a impressão no final do século 2. Naquela época, eles já dominavam as técnicas de produção de papel e de tinta.
Um dos primeiros textos a ser impresso foi o Sutra do Diamante, um dos textos mais sagrados do budismo, impresso na China em 868.
Johann Gutenberg, da Alemanha, idealizou a "prensa de impressão", por volta de 1450.
A prensa de impressão podia produzir livros rapidamente e em cópias múltiplas - uma inovação tecnológica comparável à invenção da internet.
O primeiro livro impresso foi a Bíblia, por volta de 1455.
O maior best-seller de todos os tempos é a Bíblia, com mais de 1 bilhão de cópias vendidas.
A obra O Livro Vermelho, do chinês Mao Tsé-tung, é o segundo livro mais vendido da história, com 900 milhões de cópias.
Em terceiro lugar, está o dicionário The American Spelling Book, do autor Noah Webster, com mais 110 milhões de exemplares vendidos.
Na quarta posição, aparece a trilogia de O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, com 100 milhões de livros vendidos.
Você sabia que a cada dois anos, acontece em São Paulo a Bienal Internacional do Livro, um evento que reúne escritores, ilutradores, contadores de histórias e muitos livros! Em 2010, ocorreu a 21ª edição. Outros estados, como o Rio de Janeiro e a Bahia, passaram a realizar o evento posteriormente.
A Biblioteca do Congresso em Washington, nos Estados Unidos, é a maior biblioteca do mundo!
São mais de 32 milhões de livros. 853 Km - comprimento total de todas as prateleiras na biblioteca. 500 mil filmes. 4 milhões de mapas. 62 milhões de manuscritos.
Nossa, eu nessa biblioteca não sairia nunca mais! Quero morar lá.
Livro indispensável. Muitas vezes, para compreender o significado de algumas palavras usadas pelos escritores de livros fazemos uso de outro livro, o dicionário. O dicionário da língua portuguesa Houaiss, por exemplo, conta com quase 230 mil verbetes e traz também a origem das palavras e a data em que elas passaram a ser usadas.
A série Harry Potter já vendeu milhões de cópias e foi traduzida para mais de 60 línguas. O primeiro livro da série foi recusado por dez editoras inglesas até ser aceito pela Bloomsbury. O principal motivo da recusa era o tamanho do livro, considerado grande demais para uma obra infanto-juvenil.

Atualidades/Independência do Brasil

Quarenta mil pessoas assistiram a desfile do Dia da Independência

8/9/2011 8:10, Por Vermelho

Cerca de 40 mil pessoas acompanharam das arquibancadas e dos gramados na Esplanada dos Ministérios ao desfile cívico-militar que marcou as comemorações do Dia da Independência do Brasil, nesta quarta-feira (7), em Brasília.
Pouco antes das 9h, a presidente Dilma Rousseff percorreu no carro Rolls-Royce o trajeto entre o quartel do Corpo de Bombeiros até as proximidades do Ministério da Justiça, onde ficou o palanque das autoridades. No local, Dilma Rousseff recebeu os cumprimentos do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e de ministros e representantes de entidades civis e militares.

A partir de autorização da presidente Dilma, o desfile cívico-militar foi iniciado na Esplanada dos Ministérios que, nesta edição, teve como tema “Construir um Brasil que avança está em nossas mãos”. Um tocha com o fogo olímpico foi carregada pelo nadador campeão mundial Cesar Cielo que se faz acompanhar da também nadadora e campeã mundial Ana Marcela Cunha.

Um grupo de atletas que participou dos Jogos Olímpicos Mundiais Militares 2011, que ocorreram no Rio de Janeiro, também integrou o pelotão do desfile. Em seguida, passaram os militares do Batalhão da Polícia do Exército com a apresentação da “Pirâmide Humana”, uma das atrações da festa. O desfile teve também a presença tradicional dos ex-pracinhas que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), unidade que lutou ao lado dos aliados na Itália durante a 2ª Guerra Mundial.

Na fase seguinte, iniciou-se o desfile cívico com a participação de escolas públicas e privadas da capital federal. Cada grupo que passava pela pista arrancava aplausos do público nas arquibancadas ou nos gramados da Esplanada. Outra novidade deste ano foi uma ala composta por passistas, ritimistas, além do casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola de samba Aruc, uma das mais tradicionais agremiações da capital federal.

O desfile cívico teve participação de 1,2 mil estudantes de 18 colégios da rede pública e privada que percorreram o trajeto de cerca de dois quilômetros no sentido Ministério da Justiça a Rodoviária do Plano Piloto. Atletas olímpicos e paraolímpicos também abrilhantaram os festejos.

A etapa militar teve os Dragões da Independência, grupo integrante do Batalhão da Guarda Presidencial, na abertura e fechamento do desfile. Na etapa militar, alunos dos colégios de formação de militares da capital brasileira com as respectivas bandas da Marinha, Exército e Aeronáutica também passaram pela Esplanada. Um grupo de cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), sediada em Resende, no sul do estado do Rio de Janeiro, marcou presença no desfile cívico-militar de Brasília.

O desfile teve ainda batalhões das três Forças Armadas. Durante o desfile ocorreu o reabastecimento em voo com a participação de dois F-2000 Mirage. A parada militar contou com as forças da capital federal, como o 1º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal e do Corpo de Bombeiros. Houve ainda a coreografia da Ordem Unidas dos Granadeiros, do Batalhão da Guarda Presidencial. A festa teve o desfile das tropas motorizadas.

Pouco mais de duas horas do início do desfile cívico-militar, a presidente Dilma Rousseff deu por encerrado o evento. Em seguida, despediu-se das autoridades e rumou até o comboio que a transportou ao Palácio da Alvorada. Enquanto isso, o público pôde assistir a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

Fonte: Blog do Planalto

http://correiodobrasil.com.br/quarenta-mil-pessoas%C2%A0assistiram-a%C2%A0desfile%C2%A0do-dia-da-independencia/294078/


Atualidades - A menina que calou o mundo por 5 minutos

Gente esse foi o vídeo que eu consegui com a imagem melhor, espero que todos vejam pois nada que ela fala é mentira e nós temos que fazer como esse grupo ECO tenta fazer a diferença.

Alcoolismo

Atualidades alcoolismo

O ex-jogador de futebol do Corinthians e da seleção brasileira, Sócrates, de 57 anos, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Segundo boletim médico divulgado pela hospital, Sócrates deu entrada no Einstein na manhã desta sexta-feira, por volta das 10 horas, com o quadro de hemorragia digestiva alta devido à hipertensão portal e está sob cuidados médicos.Segundo Sócrates ele bebia muito e por isso ocorreu a hemorragia

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, conhecido como "Magrão" e Doutor Sócrates, foi uma das estrelas da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo de 1982, na Espanha. O jogador também foi ídolo no Corinthians na década de 80.

Atualidades


14/09/2011 07h15 - Atualizado em 14/09/2011 08h34




Britânico tem dedão do pé 



implantado 



no lugar do polegar




James Byrne cortou o polegar da mão esquerda quando serrava madeira.


Um britânico que cortou o polegar da mão esquerda acidentalmente decidiu ter o dedão do pé amputado e implantado em seu lugar.
James Byrne, de 29 anos, perdeu o polegar enquanto serrava madeira em dezembro do ano passado.
Depois de uma tentativa fracassada de reimplantar o dedo, cirurgiões plásticos do Hospital Frenchay, em Bristol, transplantaram o dedão do pé esquerdo de Byrne para sua mão.
Segundo o cirurgião Umraz Khan, a perda do dedo do pé não é um incapacitamento tão grande como perder um polegar, então o ganho é maior que a perda.
'O Dr. Khan reimplantou meu polegar, mas ele tinha sido muito danificado e, apesar de termos tentado de tudo, incluindo sanguessugas, para fazer com que o sangue fluísse novamente, não conseguimos', disse Byrne.
'O Dr. Khan disse: 'Você vai ter um polegar nem que eu tenha que tirar seu dedão do pé'. Eu pensei que ele estivesse brincando, mas ele estava falando sério e nove meses depois, aqui está.'
Byrne diz não ficar incomodado com a parte estética.
'Eu estou satisfeito com o fato de que ele (o dedo) funciona. Meu trabalho como pedreiro estaria destruído sem o uso da minha mão, porque não conseguiria pegar um tijolo sem o polegar, mas agora espero poder voltar ao trabalho em alguns meses.'
Fisioterapia
Byrne terá de passar por fisioterapia para ajudá-lo a se adaptar ao uso do novo polegar.
O Hospital Frenchay é um centro regional de microcirurgia e é renomado por ajudar pacientes que requerem este tipo de procedimento.
'James terá de reaprender a se equilibrar sem o dedão do pé esquerdo, mas ele conseguirá andar e correr normalmente', disse o Dr. Khan.
'Já sem o polegar, James não poderia fazer coisas básicas como segurar uma caneta ou abrir a porta. Ainda estamos na fase inicial, mas é possível que ele precise de outras cirurgias para fazer com que o dedão se pareça mais com um polegar.'

O britânico James Byrne (Foto: PA)


Britânico tem dedão do pé implantado no lugar de polegar (Foto: PA)