Especialista em comunicação digital dá dicas de como manter uma relação saudável com seus públicos
Redes sociais, você sabe como fazer uso e atrair novos adeptos à sua marca? Muitas empresas certamente responderão que sim. Nossa empresa sabe perfeitamente fazer uso destes canais e atrair o maior número de formadores de opinião. Mas será que sabem mesmo?
Para que uma determinada campanha digital tenha sucesso e tenha receptividade, se faz necessário entender como funciona este mundo. Numa pesquisa realizada pela Revista Business Week realizada em 2010, 34% das empresas responderam que não tinham nenhuma participação nas redes sociais. Hoje, este número caiu para 15%, o que representa a influência que as redes adquiriram dentro do mercado corporativo.
Esta mesma pesquisa revelou que as empresas que investem em redes sociais, apresentam melhores resultados e mais reconhecimento. Em média, empresas atuantes em redes sociais cresceram 18% em um ano, enquanto aquelas reticentes tiveram queda de 6%, em média no mesmo período.
Para Fernando Funicelli, diretor da AD Factory Comunicação Digital, com a chegada das redes sociais no mercado brasileiro, as empresas podem interagir com seus clientes de qualquer lugar do mundo. Outro fator importante a ser adicionado a esta premissa é que investimentos em comunicação digital para divulgação da marca são mais atraentes do que os das campanhas publicitárias. Há um novo nicho de mercado se abrindo e em franca expansão.
Faz-se necessário entender com propriedade como utilizar esta ferramenta em favor da imagem e marca da empresa, com a proposta de agregar valor ao conteúdo por ela publicado. A fixação de conteúdo aliado à marca faz com que o consumidor final desperte o interesse em conhecer o produto ou serviço em questão.
Para Funicelli, este é o futuro da comunicação. É importante definir com exatidão os objetivos quando se opta por utilizar este tipo de ferramenta. Este tipo de canal não permite erros. É acertar ou acertar! Segmentar os públicos, definir e delinear muito bem as campanhas para um determinado produto ou serviço, já é o começo para se alcançar o sucesso.
Antes de começar qualquer presença digital nas redes sociais é extremamente importante as empresas definirem qual será sua personalidade digital. Quase 90% das empresas têm essa característica muito bem definida no offline, mas geralmente, essa personalidade não se adéqua a linguagem web.
Faz se necessário, antes de qualquer ação digital, definir muito bem qual será a personalidade da empresa, seus objetivos e quais as redes sociais que farão parte de sua presença online. Essas diretrizes devem ser estudadas e planejadas meticulosamente para evitar problemas futuros.
As empresas se tornam interessantes nas redes socais a partir do momento em que os consumidores conseguirem identificar facilmente sua personalidade com isso humanizá-la – tornar tangível, acessível, estar presente nos momentos bons e, principalmente nos ruins (respondendo críticas e auxiliando a solução de problemas).
Outro ponto importante é que as marcas devem sempre estar preparadas para ouvir mais: o ditado que diz “as pessoas tem duas orelhas e uma boca para ouvir muito mais do que falar” é uma regra, mas não seja omisso, os melhores ouvintes interagem, pontuam e levantam novos assuntos, isso é ser relevante e interessante na web e como resultado, criam-se relacionamentos, que deve ser a premissa básica para a entrada de qualquer empresa na web.
http://www.inteligemcia.com.br/52761/2011/11/03/redes-sociais-voce-sabe-como-elas-funcionam/
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