Médicos usam tecnologia de videogame em cirurgias
Dois jovens espanhóis apresentaram nesta terça-feira (18) um sistema baseado no Kinect (acessório que permite o controle do videogame Xbox 360 sem o uso de controle, apenas com o uso do corpo) para ajudar os médicos a consultar o histórico dos pacientes.
O projeto de Jesús Pérez, de 34 anos, e Daniel Calvo, de 25, ganhou um concurso de aplicações desenvolvidas para Windows usando o Kinect. O prêmio permitiu aos dois apresentarem a tecnologia, chamada de TedCas, ao criador do Kinect, o brasileiro Alex Kipman, na sede da Microsoft, em Seattle, nos Estados Unidos.
O TedCas tem como objetivo ajudar os médicos a conduzir as cirurgias feitas com o uso de computador e melhorar as condições de esterilização das salas de operações.
O dispositivo permite que os médicos tenham acesso ao histórico dos pacientes sem que precisem sair da sala de cirurgia, e dessa maneira evitem o contato com telas de computador, teclados ou mouses, que podem ser fontes de contaminação.
Segundo estudo realizado pela Sociedade Espanhola de Medicina Preventiva, cerca de 300 mil pessoas são contaminadas em salas de cirurgia, e aproximadamente 6.000 morrem por causas de infecções hospitalares no país por ano.
Os dois empreendedores assinaram acordo com um hospital na cidade de Santander, onde a tecnologia será desenvolvida para ser comercializada no futuro.
O inventor do Kinect disse estar entusiasmado com as novas aplicações do aparelho. Kipman mencionou especificamente oportunidades em robótica, educação e saúde.
Fonte: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/tecnologia-usada-em-videogames-pode-ajudar-a-salvar-vidas-em-hospitais-20111018.html
Este blog é um espaço cultural que tem por objetivo mostrar fatos atuais e aspectos importantes da área de artes. Foi iniciado em 2011 por alunos de uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental Maior e continuará em 2012 organizado pela mesma turma e demais novatos. Foi construído com o objetivo de levar à sociedade um conjunto de informações e conhecimentos; realizar associações, produzir textos criativos e despertar a consciência crítica.
Que avanço tecnológico!
ResponderExcluir